Em conferência realizada nesta quinta-feira (15) em Dearborn, no Michigan, a Ford reuniu jornalistas para lançar o plano de negócios “Ford Uncovered” e detalhar as estratégias que serão implementadas no mercado norte-americano pelos próximos dois anos. Comandada pelo CEO Jim Hackett, a cerimônia foi focada na apresentação de novidades e na confirmação de lançamentos bastante aguardados, como o SUV Bronco (mostrado no teaser abaixo). De quebra, a marca aproveitou os holofotes e surpreendeu ao adiantar a chegada de mais um utilitário, revelado na foto de abertura, mas ainda cercado de mistérios.

Leia também:

Ford Bronco Teaser

Nas palavras de Hackett, toda a gama passará por mudanças radicais até 2020 e a expectativa é que algo em torno de 75% do atual portfólio seja substituído. A partir de agora, todo o foco da empresa em termos de desenvolvimento de novos modelos será direcionado para duas áreas específicas: utilitários (SUVs e picapes) e eletrificados (híbridos e completamente elétricos).

Segundo estimativas da marca, os SUVs responderão nos próximos por mais de 50% das vendas totais de veículos nos Estados Unidos nos próximos dois anos. Diante disso, US$ 7 bilhões até então destinados ao desenvolvimento de automóveis serão remanejados para a criação de novos utilitários, entre os quais as próximas gerações do Escape e Explorer.

Além disso, a meta é tornar estes novos SUVs cada vez mais emocionantes e atrativos. O Bronco, por exemplo, voltará ao mercado depois de décadas com forte apelo off-road e a árdua missão de brigar diretamente com o Jeep Wrangler. Além dele, um misterioso modelo descrito como "projetado para satisfazer clientes que gostam de fugir e passar o tempo com suas famílias e amigos" será adicionado ao portfólio.

Ford Explorer ST Teaser

Um dos pontos mais altos da cerimônia foi quando Jim Farley, diretor de mercados globais, falou sobre o aguardado projeto Mach 1, que dará origem a um utilitário totalmente elétrico. Questionado por jornalistas, ele afirmou em tom de riso: "Fechem os olhos e imaginem... um Mustang SUV com quatro portas". Demais detalhes ainda estão guardados a sete chaves.

Na sequência, a marca prometeu dar impulso total aos modelos híbridos e confirmou o lançamento de versões do tipo para Escape, Explorer, F-150 e Mustang. Em cada caso, o sistema respeitará as características intrínsecas do veículo. Por exemplo, a F-150 Hybrid terá ênfase na ampla oferta de torque, enquanto o Mustang Hybrid supostamente fornecerá "desempenho semelhante ao do V8". Até mesmo o Bronco será parte dessa iniciativa híbrida.

Ford Mustang GT500 tease

Por fim, a marca confirmou a chegada do Mustang GT500 (teaser acima) e confirmou investimentos nas áreas de condução autônoma e de assistência ao motorista. Como destaque, reiterou a chegada do sistema Co-Pilot360 (frenagem de emergência automática com detecção de pedestres, monitoramento de pontos cegos, assistência de pista e câmera de visão traseira) aos principais modelos da gama.

Fotos: Divulgação

Galeria: Ford Conferência - Novos modelos

Envie seu flagra! flagra@motor1.com