Há algumas semanas, conhecemos o visual exterior do Auris, a versão hatch do novo Toyota Corolla para a Europa. Agora podemos ver seu interior, revelado nas fotos do Corolla Hatchback, a contra-parte do Auris para o mercado norte-americano e que antes era chamado Corolla iM. A cabine ficou muito mais limpa, retirando boa parte dos botões para focar no uso da central multimídia, também com tela flutuante. Espere pelo mesmo design para o sedã, inclusive no Brasil, com pequenas alterações para adequá-lo ao nosso mercado.
O que chama a atenção é a simplicidade do Corolla Hatchback por dentro. São poucos controles físicos, boa parte deles para comandar o ar-condicionado e todos os botões são pequenos. A central multimídia de 8 polegadas agora é flutuante, o que permitiu que ficasse mais alta e ocupasse menos espaço do painel. O acabamento chama a atenção, com couro na maior parte, um pouco de preto brilhante em volta do centro e detalhes cromados.
O painel de instrumentos também mudou. Tem uma tela TFT de 7 polegadas no meio, que mostra o conta-giros e outras funções, como instruções do GPS, computador de bordo e assistentes de segurança. O volante é uma evolução do atual, reconhecível mas com melhorias, como os botões menores. Infelizmente, continua com os comandos do controle de cruzeiro em uma alavanca pequena na parte direita da coluna.
A central multimídia é um dos destaques. Ela trabalha com um sistema de som Entune 3.0 com seis alto-falantes, funciona com Apple CarPlay e tem reconhecimento de voz. Nas versões mais caras, ganha rádio em HD, sistema JBL de som de 800 watts e 8 alto-falantes.
Assim como o Auris, o Corolla Hatchback adota a nova plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), que também será usada na versão sedã. O uso dessa base permitiu que o hatch ficasse mais confortável e silencioso. Sem divulgar números de desempenho, a Toyota apenas diz que o novo motor 2.0, que substitui o antigo 1.8, é mais potente e econômico, além de ser menor. Trabalha com uma transmissão manual inédita de 6 marchas ou a nova geração do câmbio CVT da empresa.
Será bem seguro, com faróis altos automáticos, sistema pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de faixa, sete airbags de série, câmera de ré e mais.
Agora que o hatchback foi revelado, ficamos na espera pela estreia da versão sedã do Toyota Corolla. A apresentação será no 2º semestre, possivelmente no Salão de Paris (França) em outubro, como modelo 2020. No Brasil, a espera deve ser um pouco mais longa, pois a marca terá que renovar os equipamentos de sua fábrica em Indaiatuba para pode produzir a nova plataforma. Enquanto isso, a empresa prepara a chegar do hatch Yaris, posicionado acima do Etios e que será lançado na metade do ano.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda