Muito foi falado sobre o possível fim do Ford Fusion, que não teria uma nova geração. Pode até acontecer, mas isso não impediu a fabricante de atualizar o sedã grande na linha 2019, que teve as primeiras imagens divulgadas. Recebeu um mudança no design, como a grade e os faróis, além de vir mais equipado, contando com o novo controle de cruzeiro adaptativo Co-Pilot360 Assist. Será apresentado por completo no Salão de Nova York, na semana que vem e começa a ser vendido nos EUA em meados deste ano, sem data para chegar ao Brasil.
A atualização visual do Ford Fusion 2019 foi tão leve que é até difícil perceber. Está com uma nova grade, faróis de neblina com novo formato, lanternas em LED, tampa do porta-malas redesenhada e novas rodas. Tudo bem simples, já que o sedã passou por sua reestilização há quase dois anos. Ainda não teve imagens do interior reveladas.
O que realmente importa é a lista de equipamentos. Agora vem de série (pelo menos nos EUA) com o pacote de assistentes Co-Pilot360. Já na versão básica vem com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos, sensor de chuva, sensor crepuscular e câmera de ré com aviso de tráfego cruzado. O controle de cruzeiro adaptativo ganha a função stop-and-go, capaz de parar o veículo e voltar a acelerar, seguindo o carro à frente. A central multimídia Sync 3, dependendo da versão, tem comando por voz.
A Ford aproveitou para simplificar e rebatizar a linha do Fusion. A versão básica é a S, a única que continua a usar o motor 2.5 Duratec de 167 cv (175 cv com etanol). A versão SE adota o 1.5 EcoBoost de quatro cilindros que gera 183 cv e 25,6 kgfm, usado também na configuração SEL e Titanium. No topo da linha está o Fusion V6 Sport, com o 2.7 V6 EcoBoost de 330 cv. O 2.0 EcoBoost usado no Brasil deixa de ser oferecido. O conjunto híbrido, formado pelo 2.0 Duratec e um motor elétrico, será vendido em três versões e, por fim, continua com a versão híbrida plug-in Energi. Com exceção do Fusion hybrid, que usa um câmbio CVT, todos os modelos usam transmissão automática de 6 marchas.
Veremos melhor o Ford Fusion 2019 na semana que vem, quando for apresentado ao público durante o Salão de Nova York. A mudança no modelo vendido no Brasil não deve demorar, já que o sedã é produzido no México e abastece tanto os EUA quanto o nosso mercado.
Fotos: Divulgação
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