Sim, a imagem que ilustra esta matéria é a do refinado Renault Clio europeu. O motivo dela estar ali é para mostrar a guinada que a nova geração dos modelos Logan e Sandero sofrerão. A mais importante mudança na história dos modelos de baixo custo da Dacia será a adoção da mais moderna plataforma da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, um salto enorme em relação a datada plataforma utilizada atualmente.
O diretor de design da Renault, Laurens van den Acker, confirmou isso em uma entrevista à publicação francesa Challenges: a próxima geração da Sandero e Logan irá compartilhar sua plataforma técnica com o futuro Renault Clio V, nova geração do refinado compacto francês que deve ser revelada ao mundo no fim deste ano.
Já estava planejado que o Clio V fosse construído diretamente sobre a nova plataforma modular CMF-B, dedicada aos pequenos veículos do grupo. Esta confirmação, enfim, representa uma mudança importante para a Dacia, que até agora tinha apenas componentes antigos.
Como reflexo desta nova estratégia, os futuros Sandero e Logan certamente se beneficiarão de um novo estilo, que deve marcar uma verdadeira ruptura com o que a Dacia fez até agora. Mas por enquanto, não há uma confirmação que este salto também representará um design ultra-moderno e detalhado.
De fato, a ideia principal do grupo é reduzir os custos de produção usando a mesma plataforma. Logicamente, os dois modelos em questão serão projetados a partir da versão simplificada da plataforma CMF-B, para manter o posicionamento atual da Dacia em termos de custos e, portanto, também em termos de preço de compra. Em outras palavras, o futuro Dacia vai apostar mais nas tecnologias e não somente na economia. Certamente serão mais atraentes sem, no entanto, fazer uso de materiais mais caros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Bigster 2026 é apresentado com sistema híbrido inédito
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Renault Twingo e inédito carro da Dacia serão revelados em Paris