A Volkswagen divulgou as primeiras informações de seu novo SUV médio, conhecido por enquanto como Projeto Tarek (e antes como Tharu). O modelo ganhou um espaço na conferência anual de mídia da fabricante, confirmando sua apresentação para agosto na China. Até 2020, será produzido também na Argentina, México e Rússia, chegando também ao Brasil para brigar diretamente com o Jeep Compass.
Apesar de algumas especulações falarem que o Tarek poderia ser o Volkswagen Atlas com outro nome, a marca confirma que será um modelo totalmente novo, desenvolvido em parceria com a chinesa SAIC. A VW chama o modelo de “SUV das pessoas”, uma alusão de que será mais popular do que o Tiguan, e é definido como uma parte importante da ofensiva de SUVs da empresa. A expectativa é alta, pois esperam vender 400 mil unidades por ano.
Ainda não tem o nome definido. Seu design foi aprovado na semana passada e seguirá o que podemos ver no esboço acima. Será montado usando a plataforma MQB, a mesma do Golf e Jetta, deixando-o maior do que o T-Cross, que usa a MQB-A0, versão encurtada da arquitetura. Não falaram de motorização, mas esperamos pelo motor 1.4 TSI de 150 cv, da mesma forma que o Skoda Karoq e Seat Ateca, SUVs de porte semelhante.
Será apenas uma parte da estratégia da Volkswagen de lançar 20 SUVs até 2020. A marca espera que, daqui a dois anos, eles representem 40% das vendas, subindo dos 10% atuais. Além do Tarek, a fabricante prepara a chegada do Tiguan Allspace, versão de 7 lugares do novo Tiguan, o compacto T-Cross baseado no Polo e, por fim, o grandalhão Atlas, que pode chegar por aqui com o nome Teramont (já utilizado na China).
Imagens: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens