Em entrevista aos jornais argentinos, Gustavo Soloaga, vice-presidente para América Latina do Grupo PSA, revela que a fábrica de El Palomar será a primeira fora da Europa a usar a plataforma modular CMP. Essa base dará origem a uma nova linha de veículos compactos, substituindo o Peugeot 208 e o Citroën C3 feitos em Porto Real (RJ). Além disso, a marca estuda produzir sua nova picape média na Argentina.
A PSA trabalha com uma estratégia de cada fábrica ser responsável por apenas uma plataforma. Assim, El Palomar ficará com a CMP, também chamada de EMP1, para carros menores. É a sucessora da PF1, usada no 208 e C3.
Segundo Soloaga, essa mudança é necessária pela diferença na balança comercial entre Brasil e Argentina. El Palomar, atualmente, fabrica modelos do segmento C (plataforma PF2), como Citroën C4 Lounge e Peugeot 408, sedãs de baixo volume de vendas no nosso mercado. “É um segmento que, no mundo todo, tende a ser cada vez menor”, explica o executivo. Como os SUVs compactos, substitutos naturais dos sedãs, são feitos por aqui, a Argentina precisaria de produtos de maior volume.
O outro plano é entrar em segmentos que a PSA ainda não participa. Um deles pode ser a picape média, que está em desenvolvimento em parceria com a chinesa Dongfeng. Soloaga diz que ainda está no estágio inicial e que não há nada decidido sobre sua produção – embora já deixe claro que, se for aprovada, quer o modelo na América Latina.
Fonte: Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida