Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Lexus oficializa em Genebra a apresentação do novo crossover compacto UX. Posicionado na base da gama de SUVs da marca, o modelo estreia com a missão de representar os japoneses em um segmento pra lá de lucrativo, mas ao mesmo tempo altamente competitivo. Logo de cara, terá de enfrentar rivais de marcas consagradas, como Audi Q2 e BMW X2, apostando forte na pegada descolada do visual e na eficiência energética. As vendas na América do Norte serão iniciadas em dezembro. Demais mercados, como o Brasil, receberão o modelo na sequência.
Por fora, a identidade visual da Lexus se faz presente na gigantesca grade frontal e na carroceria carregada de vincos. Além disso, as caixas de roda são bem definidas e abrigam rodas de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. Na traseira, o desenho das lanternas se destaca pela ligação feita entre as duas peças - solução cada vez mais comum entre carros premium. Segundo a marca, o conjunto contém nada menos que 120 LEDs individuais. Chama atenção pelo efeito visual formado à noite.
Na cabine, o painel não chega a ser tão ousado quanto o design exterior, mas oferece quadro de instrumentos com elementos digitais, central multimídia de última geração e saídas de ventilação com iluminação em LEDs. A marca destaca que todo o desenho foi inspirado nas tradições japonesas, com reflexos no revestimento em couro dos bancos, feitos com base em uniformes de artes marciais, como judô e kendô.
Na mecânica, é totalmente nova a plataforma GA-C. Segundo a Lexus, trata-se de uma base recém-desenvolvida e capaz de proporcionar baixo centro de gravidade e amplo aproveitamento de espaço. Em termos dimensionais, são 4,49 metros de comprimento e 2,63 metros de entre-eixos. Sob o capô, o motor 2.0 a gasolina de 170 cv é o mesmo que recentemente estreou na nova geração do Toyota Auris (embora seja híbrido no hatch). Trabalha em conjunto com uma transmissão do tipo CVT, equipando a versão UX 200. Há ainda a híbrida UX 250h, que oferece um conjunto com 178 cv e tração integral de série. Por fim, o modelo esportivo F-Sport agrega detalhes mais agressivos no visual e acerto específico de suspensão.
Fotos: Arquivo Motor1.com
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