Novo Toyota Auris antecipa detalhes do próximo Corolla

Hatch estreia com dois conjuntos híbridos, sendo um inédito 2.0 com 180 cv

Toyota al Salone di Ginevra 2018 Toyota al Salone di Ginevra 2018

Após 20 anos de sucesso no desenvolvimento de carros híbridos, a Toyota decide apostar numa nova estratégia. A partir de agora, a marca vai oferecer duas opções de powetrains híbridos para seus modelos principais (leia-se Corolla) - um mais voltado para economia e eficiência, já conhecido, e um para oferecer mais potência e uma condução dinâmica. O primeiro modelo a receber os dois sistemas é a terceira geração do Auris, a versão hatch do Corolla, que está fazendo sua estreia global no Salão de Genebra. 

O Auris é mais um fruto da Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA), já usado pelo crossover CH-R e que também servirá de base para a próxima geração do Corolla. A única versão com motor somente a combustão usa o 1.2 turbo a gasolina. Já a primeira versão híbrida usa o conjunto conhecido do Prius, com motor 1.8 a gasolina e um elétrico para uma potência total de 91 kW (122 cv). "Silencioso, intuitivo, responsivo e com baixo custo de propriedade, não precisa recarregar na tomada e oferece uma economia excelente e baixo índice de emissões de CO2", diz a Toyota. 

Leia também:

Se você deseja mais potência, agora a Toyota está feliz de oferecer um novo híbrido com motor 2.0 que entrega 134 kW, ou 180 cv. Para ampliar a diversão ao volante, o Auris 2.0 Hybrid vem com borboletas na direção para trocas de marcha. 

A Toyota diz que o objetivo de design com o Auris era criar um "o hatchback mais forte e dinâmico do mercado". Estilo é subjetivo, mas não há dúvidas de que a terceira geração tem visual muito mais esportivo que as antecessoras, ainda que mantenha o certo conservadorismo que é comum à Toyota em seus carros. Aliás, repare bem na dianteira e lateral do Auris, pois antecipa bastante do que virá no próximo Corolla, previsto para 2019 como linha 2020.  

Pensado para o mercado europeu, o Auris apostou na esportividade para enfrentar os rivais de sempre, como VW Golf e o novo Ford Focus que será apresentado em abril. 

Fotos: Toyota 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com