Chinesa Geely agora é a maior acionista da Mercedes-Benz
Compra de cerca de 10% envolveu negócio de US$ 9 bilhões para combater "invasores"
Li Shufu, CEO da Geely, é o novo proprietário de 9,69% da Daimler, grupo alemão dono da Mercedes-Benz. Em uma negociação de US$ 9 bilhões, a compra dá ao grupo chinês (já proprietário da Volvo) acesso a diversas tecnologias da empresa e, segundo a Geely, servirá para combater "invasores tecnológicos".
Entenda invasores como a Google, Apple e Uber. Tais empresas de tecnologia querem entrar no meio automotivo e, com muito dinheiro em conta, podem ter diversas vantagens. Segundo a Reuters, Li "pensa que apenas uma, duas ou três fabricantes que existem hoje resistirão com esta nova competição."
O foco está na produção de veículos elétricos e autônomos, o caminho mais indicado para o futuro do automóvel. "Nenhuma empresa da indústria automotiva atual ganhará esta batalha contra os invasores sem amigos. Para conseguir ser líder na área de tecnologia, precisamos nos adaptar a uma nova forma de pensar na hora de compartilhar e combinar forças. Meu investimento na Daimler reflete minha visão", disse Li.
Fonte: Reuters
Veja também
RECOMENDADO PARA VOCÊ
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan