A Toyota terá um 2018 bastante agitado no Brasil. Em breve, o Etios será agraciado com mais equipamentos; no meio do ano, será a vez do Yaris hatch chegar; depois virá a Hilux reestilizada; e ainda a linha Lexus terá novos SUVs com propulsão híbrida. Por fim, a linha esportiva Gazoo Racing será apresentada no Salão do Automóvel.
Destas atrações, a mais importante sem dúvida será a estreia do Yaris (finalmente) no país. Com a base do Etios e o estilo do modelo asiático, ele será um compacto premium para brigar com VW Polo & Cia. Pelo que apuramos, será lançado em meados do ano, a princípio com motor 1.5 e câmbio manual ou CVT. Para 2019, está prevista a chegada do Yaris Sedan, este com possibilidade de receber também o motor 1.8 do Corolla. Vai brigar com Honda City, VW Virtus e Chevrolet Cobalt, tomando também o lugar do Corolla nas vendas para o público PCD.
Já a Hilux reestilizada se apresenta no segundo semestre com a mesma "cara" que ganhou na Tailândia, trazendo nova grade e para-choque com desenho mais agressivo. Pelo menos lá fora, não mudou nada na traseira nem no interior. Outra novidade ficou pela estreia de uma versão topo de linha acima da SRV, chamada de Rocco no mercado tailandês. Seria uma opção para enfrentar a Chevrolet S10 High Country, por exemplo, mas não está confirmada para o mercado sul-americano.
No Salão do Automóvel, a Toyota vai voltar suas atenções à sub-marca esportiva Gazoo Racing. Além de apostar mais forte nas competições, ela vai cuidar da parte de versões esportivas dos carros de rua - como hoje existe o Corolla XRS, por exemplo. Pode ter versões específicas ou ainda acessórios para deixar o visual dos Toyotas mais esportivos.
Já para quem pensava que o Etios poderia definhar com a vinda do Yaris, um alento: o modelo ganhará novos equipamentos em breve. Pelo que divulgou a imprensa argentina, o modelo enfim vai receber controle de estabilidade por lá - e isso também deverá acontecer no mercado brasileiro.
Por fim, a Toyota promete ser mais incisiva com a Lexus no Brasil, apostando para isso em versões híbridas de seus SUVs, que também deverão estar disponíveis até o fim deste ano.
Com reportagem de Nicolas Tavares, de Angra dos Reis (RJ)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'