Toyota quer construir uma réplica do circuito de Nürburgring no Japão
Circuito seria o centro de um grande campo de provas da marca
A Toyota está envolvida num projeto faraônico, que demandará enorme investimento, para construir um novo campo de provas no Japão. A surpresa é que o empreendimento contará com nada menos do que uma réplica do circuito alemão de Nürburgring.
Segundo afirma a publicação Nikkei Asian Review, marca japonesa está planejando construir estas instalações junto a um centro de pesquisa e desenvolvimento em Aichi, no centro da ilha de Honshu. Serão 11 pistas de testes diferentes, incluindo uma réplica do "inferno verde", onde a Toyota e a grande maioria dos fabricantes testam seus carros.
No entanto, não será uma reprodução totalmente fiel de Nürburgring. A principal diferença será na medida da pista: enquanto a original tem longos 20,7 km, a cópia japonesa terá que se contentar com 5,3 km. Mas ainda assim contará com uma série de curvas e mudanças de relevo similares às do circuito alemão.
A pista será usada para experimentar a capacidade de frenagem e agilidade dos novos modelos, em diferentes condições de aderência, para garantir o perfeito desenvolvimentos dos diversos carros que a Toyota vende ao redor do mundo, desde a Europa e Estados Unidos, passando por Índia e América do Sul.
A publicação ainda que o investimento será na casa dos 2,270 milhões de euros, uma quantia gigantesca, mas necessária e justificada, porque a marca tem como projeto utilizar estas novas pistas para o desenvolvimento de seus futuros carros elétricos. As novas instalações ficariam prontas em 2023 e contariam, inicialmente, com 3.300 empregados.
Fotos: divulgação
Galeria: Toyota Supra - Flagra
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Jeep Compass 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina