Após encerrar 2017 em baixa, o mercado norte-americano reagiu em janeiro. Com 1.154.885 veículos novos registrados – dos quais quase 800 mil foram picapes, SUVs/crossovers e minivans -, as vendas cresceram 1% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Líder incontestável, a Ford F-Series emplacou quase 60 mil unidades (58.937), mas viu sua vantagem em relação à Silverado (40.716) cair graças ao maior crescimento da rival (+14,5%). Este foi o terceiro mês consecutivo em que picape da Chevrolet registrou avanço.
Galeria: Nissan Rogue 2017 - avaliação
A tradição de um pódio 100% de picapes foi quebrada por um modelo da Nissan. Segundo automóvel mais vendido por lá no ano passado, o Nissan Rogue (36.184), em alta de quase 26%, deixou a Ram Pick-up (29.358) para trás por boa margem e chegou ao top 3 pela primeira vez. Preferido dos consumidores locais em 2017, o Toyota RAV4 (26.655) completou o top 5.
Além do Nissan, o grande destaque deste início de 2018 foi um modelo que chegou ao mercado brasileiro há poucos meses. Com 26.405 unidades, 50% a mais do que no ano passado, o Chevrolet Equinox conquistou uma histórica sexta posição, à frente do Toyota Camry (24.638), o sedã líder por lá.
Galeria: 2017 Honda CR-V: Avaliação
Logo atrás de um Honda CR-V (24.326) em mau momento, Honda Civic (23.749) e Toyota Corolla (21.407) fecharam o top 10. Embora ainda distante dos rivais, o Nissan Sentra (17.731) manteve a trajetória de maior crescimento nos últimos meses (+32%).
Situação oposta à do Chevrolet Cruze (10.858), cujas vendas despencaram mais de 45%. Também em baixa (-33,3%), por pouco o Ford Fusion (10.352) não perde a última posição do top 30 para o Jeep Compass (10.192), que mais do que triplicou os números de um ano atrás. A nova geração do Tiguan enfim começou a se destacar por lá. Com 8.370 unidades, quase 140% a mais do que em 2017, o modelo da VW iniciou o ano no 36º lugar, muito próximo do Ford Edge (8.519).
A Ford (154.001) manteve a liderança entre as marcas, mas o crescimento de 17% da Toyota (149.142), o maior dentre as 20 primeiras colocadas, reduziu para menos de 5 mil unidades a sua vantagem – em dezembro, a diferença foi de quase 24 mil. Com a Chevrolet (141.947) fechando o pódio, destaque para a Nissan (112.903) à frente da Honda (95.634).
POS. | MODELO | JAN.18 | % MERCADO | JAN.17 | % VARIAÇÃO |
1 | FORD F-SERIES | 58.937 | 5,1% | 57.995 | 1,6% |
2 | CHEVROLET SILVERADO | 40.716 | 3,5% | 35.553 | 14,5% |
3 | NISSAN ROGUE | 36.184 | 3,1% | 28.760 | 25,8% |
4 | RAM PICK-UP | 29.358 | 2,5% | 33.769 | -13,1% |
5 | TOYOTA RAV4 | 26.655 | 2,3% | 22.155 | 20,3% |
6 | CHEVROLET EQUINOX | 26.405 | 2,3% | 17.574 | 50,3% |
7 | TOYOTA CAMRY | 24.638 | 2,1% | 20.313 | 21,3% |
8 | HONDA CR-V | 24.326 | 2,1% | 29.287 | -16,9% |
9 | HONDA CIVIC | 23.749 | 2,1% | 23.095 | 2,8% |
10 | TOYOTA COROLLA | 21.407 | 1,9% | 21.567 | -0,7% |
11 | NISSAN ALTIMA | 20.185 | 1,7% | 18.931 | 6,6% |
12 | FORD ESCAPE | 18.947 | 1,6% | 20.588 | -8,0% |
13 | FORD EXPLORER | 17.989 | 1,6% | 17.650 | 1,9% |
14 | NISSAN SENTRA | 17.731 | 1,5% | 13.444 | 31,9% |
15 | HONDA ACCORD | 17.677 | 1,5% | 19.536 | -9,5% |
16 | TOYOTA TACOMA | 16.712 | 1,4% | 12.509 | 33,6% |
17 | JEEP GRAND CHEROKEE | 16.364 | 1,4% | 17.301 | -5,4% |
18 | TOYOTA HIGHLANDER | 15.484 | 1,3% | 12.656 | 22,3% |
19 | JEEP CHEROKEE | 14.621 | 1,3% | 12.551 | 16,5% |
20 | HYUNDAI ELANTRA | 14.017 | 1,2% | 13.185 | 6,3% |
21 | MAZDA CX-5 | 13.463 | 1,2% | 8.068 | 66,9% |
22 | SUBARU OUTBACK | 13.279 | 1,1% | 13.186 | 0,7% |
23 | JEEP WRANGLER | 11.739 | 1,0% | 11.334 | 3,6% |
24 | CHEVROLET TRAVERSE | 11.627 | 1,0% | 8.218 | 41,5% |
25 | HONDA PILOT | 11.619 | 1,0% | 7.180 | 61,8% |
26 | GMC SIERRA | 11.224 | 1,0% | 13.732 | -18,3% |
27 | CHEVROLET CRUZE | 10.858 | 0,9% | 19.949 | -45,6% |
28 | SUBARU FORESTER | 10.848 | 0,9% | 12.853 | -15,6% |
29 | DODGE GRAND CARAVAN | 10.409 | 0,9% | 10.770 | -3,4% |
30 | FORD FUSION | 10.352 | 0,9% | 15.515 | -33,3% |
31 | JEEP COMPASS | 10.192 | 0,9% | 3.164 | 222,1% |
32 | TOYOTA 4RUNNER | 9.669 | 0,8% | 8.699 | 11,2% |
33 | SUBARU CROSSTREK | 9.437 | 0,8% | 6.507 | 45,0% |
34 | TOYOTA SIENNA | 8.548 | 0,7% | 7.285 | 17,3% |
35 | FORD EDGE | 8.519 | 0,7% | 9.091 | -6,3% |
36 | VW TIGUAN | 8.370 | 0,7% | 3.516 | 138,1% |
37 | CHEVROLET COLORADO | 8.011 | 0,7% | 6.413 | 24,9% |
38 | CHRYSLER PACIFICA | 8.011 | 0,7% | 6.670 | 20,1% |
39 | HYUNDAI SANTA FE | 7.677 | 0,7% | 7.889 | -2,7% |
40 | TOYOTA TUNDRA | 7.644 | 0,7% | 6.628 | 15,3% |
41 | CHEVROLET MALIBU | 7.553 | 0,7% | 8.377 | -9,8% |
42 | FORD TRANSIT | 7.512 | 0,7% | 7.770 | -3,3% |
43 | GMC ACADIA | 7.444 | 0,6% | 8.899 | -16,4% |
44 | HYUNDAI TUCSON | 7.368 | 0,6% | 5.748 | 28,2% |
45 | SUBARU IMPREZA | 7.270 | 0,6% | 7.247 | 0,3% |
46 | NISSAN VERSA | 7.248 | 0,6% | 8.870 | -18,3% |
47 | CHEVROLET TAHOE | 7.147 | 0,6% | 5.881 | 21,5% |
48 | GMC TERRAIN | 7.130 | 0,6% | 6.241 | 14,2% |
49 | TOYOTA PRIUS | 6.943 | 0,6% | 7.829 | -11,3% |
50 | NISSAN MURANO | 6.792 | 0,6% | 4.363 | 55,7% |
POS. | MARCA | JAN.18 | % MERCADO | JAN.17 | % VARIAÇÃO |
1 | FORD | 154.001 | 13,3% | 162.401 | -5,2% |
2 | TOYOTA | 149.142 | 12,9% | 127.476 | 17,0% |
3 | CHEVROLET | 141.947 | 12,3% | 135.170 | 5,0% |
4 | NISSAN | 112.903 | 9,8% | 100.761 | 12,1% |
5 | HONDA | 95.634 | 8,3% | 97.178 | -1,6% |
6 | JEEP | 59.703 | 5,2% | 58.415 | 2,2% |
7 | SUBARU | 44.357 | 3,8% | 43.879 | 1,1% |
8 | HYUNDAI | 39.629 | 3,4% | 44.689 | -11,3% |
9 | KIA | 35.628 | 3,1% | 35.626 | 0,0% |
10 | GMC | 33.058 | 2,9% | 37.324 | -11,4% |
11 | RAM | 32.039 | 2,8% | 38.045 | -15,8% |
12 | DODGE | 27.600 | 2,4% | 40.109 | -31,2% |
13 | MERCEDES-BENZ | 27.498 | 2,4% | 27.576 | -0,3% |
14 | MAZDA | 24.962 | 2,2% | 21.698 | 15,0% |
15 | VOLKSWAGEN | 24.744 | 2,1% | 23.510 | 5,2% |
16 | BMW | 19.016 | 1,6% | 18.109 | 5,0% |
17 | LEXUS | 17.914 | 1,6% | 15.572 | 15,0% |
18 | AUDI | 14.511 | 1,3% | 13.201 | 9,9% |
19 | BUICK | 13.648 | 1,2% | 13.117 | 4,0% |
20 | INFINITI | 10.635 | 0,9% | 11.558 | -8,0% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 1.154.885 | ... | 1.143.421 | 1,0% |
| ACUMULADO | 1.154.885 | ... | 1.143.421 | 1,0% |
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars / WJS