Volkswagen larga na frente da Fiat e assume vice-liderança em 2018
Os lançamentos de Polo e Virtus estão surtindo efeito
A super ofensiva de lançamentos da Volkswagen para o Brasil até 2020 já começa a surtir efeito no mercado. Com as estreias de Polo e Virtus até agora, a marca alemã já vem conseguindo obter uma de suas metas para 2018: reconquistar a vice-liderança em vendas, desbancando a Fiat.
Em janeiro, a participação de mercado da VW ficou em 15,01%, com 26.342 automóveis e comerciais leves emplacados. A Fiat teve 13,33% de market share, emplacando um total de 23.409 unidades. A líder Chevrolet teve 33.902 emplacamentos no período, mantendo a liderança com 19,31% de participação.
Em fevereiro, contabilizado os 10 primeiros dias de venda, a segunda posição da VW é ainda mais sólida: 14,8%, com 8.481 unidades, contra 12,8% e 7.286 unidades da Fiat. A Chevrolet, por sua vez, tem mais folga na liderança, atingindo 20% do mercado, ou 11.440 unidades.
Certamente que a crescente da VW nos primeiros 40 dias de 2018 tem a ver com os lançamentos recentes. O Polo já é o quarto carro mais vendido do país, posição conquistada em janeiro e que vem sendo mantida neste começo de fevereiro, ficando à frente não só do rival Fiat Argo (sexto) como também do irmão mais velho Gol (quinto). Assim, o Polo assume a condição de carro-chefe da VW no Brasil.
A versão sedã Virtus também tem começo promissor. Em seu primeiro mês de loja, o modelo já largou com 406 unidades - somente 1 unidade atrás do Nissan Versa (407) e próximo do líder do segmento, Chevrolet Cobalt (517). Vale lembrar, porém, que neste caso o representante da Fiat, o Cronos, ainda não estreou nas revendas.
Apesar dos bons resultados, a VW ainda promete muitas novidades neste ano. As próximas a chegarem às lojas serão a Amarok V6 e as versões automáticas de Polo e Virtus com motor 1.6 MSI. Depois virá a família Golf reestilizada. Como importados virão o novo Tiguan AllSpace, para 7 ocupantes, e a nova geração do Jetta - ambos já em testes de rodagem no país. No Salão do Automóvel, em novembro, será a vez do T-Cross, SUV compacto derivado do Polo, mas sua produção começará somente em 2019.
Fotos: Motor1.com
Galeria: VW Virtus Highline avaliação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Gol lidera e Renegade sobe: veja os usados mais vendidos de 2024
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
Jeep Compass 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
VW Tera 2025 é flagrado e pode chegar antes do Toyota Yaris Cross