Obrigatoriedade dos extintores pode voltar a valer no Brasil
Senado deve analisar em breve projeto que determina presença do equipamento nos veículos
Apesar de derrubado em setembro de 2015 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso obrigatório de extintores de incêndio em veículos pode voltar a valer no Brasil. Pelo menos é o que prevê o do projeto de lei (PLC 159/2017), de autoria do deputado Moses Rodrigues (PPS-CE). O texto será analisado ainda neste ano pelo Senado e visa "proteger a vida e a integridade física de condutores e passageiros", em contraponto à decisão considerada "imprudente" do Contran.
"Não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis motoristas e passageiros em caso de incêndio", justifica o parlamentar.
Para quem não lembra, o Contran tornou o uso do extintor facultativo em 2015 depois de várias tentativas frustradas de implementar a obrigatoriedade. Na maioria das vezes, o prazo era sempre adiado por conta da falta do componente no mercado. No fim das contas, o órgão também constatou que a falta de treinamento e o despreparo dos motoristas para manusear o equipamento geravam mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. O Brasil era um dos poucos países que exigiam a presença do item nos carros.
Fonte: Senado
Galeria: Extintores ABC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
IPVA SP 2025: veja o calendário de pagamento, alíquotas e isenções
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos