A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou na última semana uma proposta que deve facilitar a vida de quem possui ou deseja possuir um carro elétrico ou híbrido plug-in no Brasil. De autoria do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD/GO), o PLC 65/2014 obriga as concessionárias de energia elétrica a instalarem pontos de recarga que forem solicitados por proprietários de veículos do tipo. A instalação poderá ser feita em edifícios comerciais e residenciais ou em vias públicas (com devida autorização do poder público local), mas os custos serão de inteira responsabilidade dos clientes.

Leia também:

EV car charging

Presidente da comissão, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) lembra que o custo para instalação das tomadas de recarga é quase zero e representa um estímulo ao uso de carros elétricos. "Não é como num posto de gasolina, que você tem que colocar tanque, colocar bomba, Não! Nós estamos falando de um totem com uma tomada de 220 Volts que você vai plugar o carro e você terá uma economia e uma redução de emissão de gás carbônico da ordem de cinco vezes menos. E desse projeto o Brasil não pode ficar de fora", defendeu.

2018 BMW i3s

A cobrança sobre o consumo de energia será feita por meio de tarifa pré-paga ou via conta de energia separada - sistema que possibilitará ao proprietário ter total controle sobre os gastos com o carro. Aprovado no Senado, o projeto segue agora para a Comissão de Infraestrutura da Câmara dos Deputados.

Fotos: Divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com