A Ford participa do Campus Party, a maior feira de tecnologia do Brasil, em São Paulo. Além de mostrar o novo Mustang GT, a marca usa seu estande para mostrar o novo FordPass, aplicativo para smartphones que serve de apoio para os donos de carros da marca. Conveniente, mostra pontos de interesse mais próximos (como restaurantes e estacionamentos), postos de combustível com preço e exibe alertas de manutenção do veículo.
“O FordPass faz parte da estratégia da Ford centrada nos consumidores, colocando a tecnologia a seu serviço para criar uma nova experiência com a marca, estreitando o relacionamento com os usuários e sua fidelidade”, explica Marcel Bueno, gerente de Marketing Avançado da Ford América do Sul. “O seu lançamento foi precedido de uma ampla pesquisa com consumidores no Brasil para conhecer seus hábitos e prioridades na área de mobilidade e oferecer recursos que facilitam a sua vida.”
Estará disponível tanto para Android quanto para iOS a partir de março, já na versão 2.0. Infelizmente, algumas funções usadas no exterior ficarão de fora, como a possibilidade de não só encontrar um estacionamento como também realizar o pagamento pelo aplicativo, ou controlar algumas funções do veículo pelo smartphone (como destravar ou ligar o motor). A versão nacional do FordPass terá as seguintes funções:
Além do FordPass, a empresa mostra o inédito Mustang GT em seu estande. Ainda em pré-venda, o esportivo chega ao Brasil em março, na versão GT Premium, com motor Coyote 5.0 V8 de 466 cv, 58,1 kgfm de torque e transmissão automática de 10 marchas. A fabricante diz que acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos. É vendido por R$ 299.900 e já acumula quase 100 reservas.
Outra atração do estande é o boné alerta criado pela engenharia nacional da Ford. De olho nos caminhoneiros que passam longos períodos dirigindo, o chapéu tem um acelerômetro que detecta e registra os movimentos da cabeça do motorista. Se ele começar a deixar a cabeça pender para uma direção, o boné percebe o sinal de fadiga e começa a emitir alertas. O primeiro é vibratório, para em seguida piscar e, por fim, emitir um som de alerta para acordar o condutor e avisá-lo que precisa parar para descansar.
Como a Campus Party é um evento de tecnologia, a Ford aproveita para brincar com os visitantes. Durante o evento haverá o Desafio Ford, em que os participantes tem 60 horas para desenvolver ou aprimorar um aplicativo que seja compatível com a central multimídia Sync 3, pela interface Sync AppLink. Não revelaram qual será a premiação.
Por fim, os engenheiros da marca farão workshops diários sobre o uso de realidade virtual no processo de criação dos veículos. Os carros criados por computador, com uma projeção que pode ser alterada pelos vários centros de desenvolvimento da empresa ao redor do mundo. Essa imagem virtual pode ser vista com o uso de um óculos de realidade virtual, permitindo ter uma impressão melhor de como será o veículo, eliminando o custo e o tempo necessário criando peças reais ou em argila. A Ford desenvolveu o EcoSport reestilizado com esta tecnologia.
O Campus Party Brasil vai até o dia 4 de fevereiro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia