Novo Ford Ka Freestyle chega ao Brasil no segundo semestre
Versão aventureira global terá reforço estrutural e central multimídia Sync3
Poucas horas depois da Ford mostrar o modelo Freestyle na Índia, a filial brasileira mostra o mesmo carro para o nosso mercado, adiantando o design do novo Ford Ka 2019. Será lançado no começo do segundo semestre, com sua publicidade afirmando que é um SUV e não seguirá o mesmo caminho do modelo indiano, que terá uma identidade própria separada do Ka. Preços e motorização ainda não foram revelados.
Tirando os atributos usados em carros aventureiros (como plástico sobre as caixas de rodas), as mudanças externas do Ford Ka Freestyle são pequenas. A grade foi atualizada, ficando mais fina do que a atual, ganhou novo para-choque e rodas aro 15”. Parte desses itens devem ser exclusivos dessa versão. Perdeu os adesivos laterais do modelo indiano. Como bom aventureiro, tem altura do solo elevada. Após o resultado ruim no teste do Latin NCAP e antecipando o teste de impacto lateral obrigatório, o hatch terá mudanças estruturais, embora a marca não tenha dado detalhes.
A principal atualização visual foi do lado de dentro, com a adoção da nova central multimídia Sync3. Ela usa tela “flutuante”, da mesma forma que o EcoSport, nas versões de 6” e 8”. Isso faz com que o painel de instrumentos fique mais limpo, já que retira grande parte dos botões que comandavam o antigo sistema Sync1.
A prévia feita hoje com o Ka Freestyle foi mais para não perder o momento após a revelação na Índia. A Ford evitou falar de motorização e mostrou o carro somente por fora. O novo Ka deve manter o motor 1.0 Ti-VCT de 85 cv e 10,7 kgfm como a opção de entrada, só que agora usa um novo câmbio manual de 5 marchas da Getrag, aposentando a caixa antiga IB5.
Fontes apontam que a história será diferente no topo da linha do Ka, com a adoção do mesmo 1.5 Dragon de 3 cilindros que equipa o EcoSport de entrada. Tem 137 cv e 16,2 kgfm, mais do que os 110 cv e 14,9 kgfm do 1.5 Sigma do modelo anterior. Finalmente terá uma versão para quem não quer trocar de marcha, pois ganhará o câmbio automático de 6 marchas que também é usado no EcoSport. Na Índia, o Ka Freestyle estreia o novo 1.2 Dragon, de 96 cv e 12,2 kgfm, mas não deve ser usado no nosso país por pagar os mesmos impostos que o 1.5.
O projeto foi desenvolvido na China, com participação de engenheiros brasileiros, chineses, europeus e indianos. Nasceu como ideia brasileira que alguns times da Ford global gostaram, tornando um produto global. Para melhorar sua qualidade de construção, a Ford passará a usar célula de corte a laser em Camaçari (BA).
Fotos: Motor1.com
Galeria: Ford Ka Freestyle - Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Audi Q5 Sportback 2025 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s
Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025
Jaecoo J5: SUV rival de T-Cross e Creta é revelado e poderá vir ao Brasil
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
Yamaha lança a Factor 150 2025 com nova versão; veja os preços
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux