Apresentado na Índia, modelo virá também ao Brasil para complementar a linha de compactos da Ford

A Ford revela nesta quarta-feira (31) o novo Freestyle, a versão aventureira do Ka reestilizado. Apresentado primeiro na Índia, o modelo será revelado no Brasil nas próximas horas. Não só é o virtual substituto do Ka Trail como também antecipa as novidades das versões "civis" do Ka 2019, que será lançado em breve.

Leia também:

 

Além do visual trilheiro, que inclui proteções plásticas nas caixas de roda e altura do solo ampliada, o Freestyle tem novos para-choque, grade e rodas. No geral, isso indica que o estilo do Ka vai mudar pouco. As grandes novidades estão na mecânica. Na Índia, o modelo estreia um novo motor 1.2 da família Dragon, com 3 cilindros e que gera 96 cv e 12,2 kgfm. Além disso, há um novo câmbio manual de 5 marchas da Getrag, em substituição ao conhecido IB5. Por aqui, a Ford deve optar pelo motor 1.5 da mesma família, também tricilíndrico, vindo do EcoSport, com 137 cv, ligado ao câmbio automático de 6 marchas. 

Ford Freestyle - India
Ford Freestyle - India

Esse conjunto também vai equipar as versões "normais" do Ka e do Ka Sedan, enfim deixando esses modelos mais competitivos diante da concorrência - leia-se Chevrolet Onix e Prisma, e Hyundai HB20 e HB20S, lembrando que em breve VW Gol e Voyage também terão opção de transmissão automática. Para as versões de entrada, a Ford vai manter o 1.0, por questões de imposto - o 1.2 indiano pagaria o mesmo que o 1.5 por aqui. 

Ford Freestyle - India

Por dentro, a maior atração fica por conta da central multimídia Sync 3 com tela flutuante de 8", também vinda do EcoSport. Na Índia haverá também uma versão mais simples, com tela de 6", para as versões de entrada. Resta saber se o mesmo será feito no Brasil.

Enquanto a Ford não começa a apresentação do modelo nacional, você pode assistir a estreia na Índia no vídeo abaixo:

 

Imagens: Ford 

Galeria: Ford Freestyle - India