A Ford revela nesta quarta-feira (31) o novo Freestyle, a versão aventureira do Ka reestilizado. Apresentado primeiro na Índia, o modelo será revelado no Brasil nas próximas horas. Não só é o virtual substituto do Ka Trail como também antecipa as novidades das versões "civis" do Ka 2019, que será lançado em breve.
Além do visual trilheiro, que inclui proteções plásticas nas caixas de roda e altura do solo ampliada, o Freestyle tem novos para-choque, grade e rodas. No geral, isso indica que o estilo do Ka vai mudar pouco. As grandes novidades estão na mecânica. Na Índia, o modelo estreia um novo motor 1.2 da família Dragon, com 3 cilindros e que gera 96 cv e 12,2 kgfm. Além disso, há um novo câmbio manual de 5 marchas da Getrag, em substituição ao conhecido IB5. Por aqui, a Ford deve optar pelo motor 1.5 da mesma família, também tricilíndrico, vindo do EcoSport, com 137 cv, ligado ao câmbio automático de 6 marchas.
Esse conjunto também vai equipar as versões "normais" do Ka e do Ka Sedan, enfim deixando esses modelos mais competitivos diante da concorrência - leia-se Chevrolet Onix e Prisma, e Hyundai HB20 e HB20S, lembrando que em breve VW Gol e Voyage também terão opção de transmissão automática. Para as versões de entrada, a Ford vai manter o 1.0, por questões de imposto - o 1.2 indiano pagaria o mesmo que o 1.5 por aqui.
Por dentro, a maior atração fica por conta da central multimídia Sync 3 com tela flutuante de 8", também vinda do EcoSport. Na Índia haverá também uma versão mais simples, com tela de 6", para as versões de entrada. Resta saber se o mesmo será feito no Brasil.
Enquanto a Ford não começa a apresentação do modelo nacional, você pode assistir a estreia na Índia no vídeo abaixo:
Imagens: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaecoo J5: SUV rival de T-Cross e Creta é revelado e poderá vir ao Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Direto de Paris: Como é o Volkswagen Tayron, substituto do Tiguan?