Revelado pouco antes do Salão de Detroit (EUA), o Ford Edge ganhou novo design e mais potência para a versão básica. No topo da linha estará o novo ST, posicionado acima da configuração Sport e que dará uma cara mais agressiva para o crossover. Ficaremos sem a versão ST, mas a nova cara do Edge já teve sua vinda ao Brasil confirmada ao Motor1.com por uma fonte ligada à Ford, desembarcando por aqui ainda neste ano.

2019 Ford Edge ST

O Edge 2019 continua a usar o motor 2.0 EcoBoost, que ficou mais potente, agora gerando 253 cv. Passa a contar com câmbio automático de 8 marchas, duas a mais e com um seletor de marcha rotatório (como no sedã Fusion). A Ford promete que ele ficou mais econômico. E mataram o 3.5 V6 aspirado de 284 cv que equipa a versão "brasileira", deixando a linha do SUV composta somente por motores turbo, o que vai obrigar o Edge "nacional" a usar um dos motores EcoBoost.

Leia também:

SUV mais seguro da marca, o Edge 2019 é equipado com diversos sistemas de segurança como aviso de colisão frontal, assistência pré-colisão, monitoramento de ponto cego, assistente de permanência em faixa e faróis altos automáticos.

Em termos visuais, revisaram a frente, deixando a grade separada dos faróis (que agora são full-LED de série). O capô redesenhado tem uma aparência mais arredondada do que o atual. Na traseira, a Ford adicionou uma linha preta embaixo do vidro, o que o deixa mais interessante e com uma pegada em dois tons.

2019 Ford Edge ST

Os clientes norte-americanos que quiserem algo mais forte poderão pegar o Edge ST, o primeiro crossover da marca a receber preparação de fábrica. Assim como a versão Sport, ele utiliza o motor 2.7 V6 biturbo, mas com 340 cv e 52,5 kgfm, contra os 320 cv e 48,3 kgfm do Sport. O câmbio automático de 8 marchas também substitui o de 6 posições nesta configuração, e com tração integral de série. A suspensão foi revisada e ganhou ajuste mais esportivo.

O ST é diferente do resto da linha também no estilo, com uma grade colmeia semelhante à do Focus ST. Saias laterais mais baixas e um para-choque traseiro redesenhado com duas saídas de escape também mostram as intenções esportivas do crossover. Por dentro, os bancos ficaram mais espessos.

O Edge renovado começará a ser vendido nos EUA em meados deste ano, devendo chegar por aqui no mais tardar no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Fotos ao vivo: Patrick M. Hoey / Motor1.com

Fonte: Ford

Galeria: Ford Edge 2019 - Titanium e ST

Envie seu flagra! flagra@motor1.com