O ano de 2018 promete ser bem movimentado para a BMW. A fabricante realiza o BMW X Day, voltado para falar sbore sua linha de SUVs e já adianta que fará 20 lançamentos ao longo deste ano, de carros da BMW e Mini e também motos da BMW Motorrad. O primeiro será a nova geração do X3, já em pré-venda e que chega às concessionárias em março. Outro lançamento importante será o inédito X2, que desembarca no 2º trimestre.
É o começo de uma nova ofensiva da BMW no segmento de SUVs, que terá a linha completa dos utilitários, desde X1 até o X7. Segundo a marca, os crossovers já passaram os sedãs no segmento premium como modelos mais vendidos. Mesmo dentro da BMW, o mais vendido é o X1, com 41% de participação, enquanto o Série 3 correspondeu a 29% das vendas de 2017. Em 2018, o X1 deve ficar com 36%, o Série 3 com 27% enquanto a perspectiva é de que os outros carros da linha X cresçam de 14% para 25%.
Para alcançar essa meta irão se apoiar nas novidades do novo regime automotivo, o Rota 2030. A fabricante já investiu R$ 4 bilhões no Brasil nos últimos 4 anos e esperam pelo novo regime para bater o martelo para novos aportes. A fábrica de Araquari (SC) tem um papel importante, já que 80% das vendas da marca no Brasil são de modelos produzidos lá, além de servir de linha de produção para carros que são exportados para os Estados Unidos.
Com sete SUVs no mercado, a BMW terá que fazer um trabalho forte de posicionamento para cada um deles. A estratégia, que começou a ser revelada nesta terça-feira, é a de posicionar cada modelo com uma pegada diferente. O X1, por exemplo, irá apoiar-se na versatilidade e espaço, já o X2 terá grande apelo pelo design diferente do resto da linha e o X6 será o esportivo.
Entre as novidades, a nova geração do X3, já em pré-venda e que começa a ser entregue em março, estará disponível em duas versões, a xDrive30i X Line, por R$ 309.950, e a M40i, por R$ 397.950. A primeira tem motor 2.0 turbo de 252 cv, enquanto a segunda adota o 3.0 turbo de 360 cv.
Já o novo X2 será vendido nas versões sDrive20i GP e sDrive M Sport X. Ambas usam o mesmo motor 2.0 turbo de 192 cv que também equipa o X1 que trabalhará em conjunto com o novo câmbio automatizado de dupla embreagem e 8 marchas. A diferença entre os dois está no pacote de equipamentos, com o M Sport recebendo um pacote visual de pegada esportiva, rodas 19”, bancos e volante esportivos e head-up display. Preços ainda não foram divulgados e a BMW diz que eles estarão “mais próximos do X1 do que do X3”. Considerando que o X1 parte de R$ 191.950, podemos esperar que o X2 custe algo por volta de R$ 230 mil.
Embora já prometam o X7, o modelo ainda não foi revelado por completo. Foi adiantado por um conceito, o Concept X7 iPerformance, mas a estreia oficial deve acontecer somente no segundo semestre, possivelmente durante o Salão de Paris, em outubro. Será o primeiro SUV da empresa a usar um motor V12.
Fotos: Divulgação e Leonardo Fortunatti
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo BMW X3 com pacote M parece um batmóvel
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo BMW X3 chinês tem clássica solução local para quem não sabe dirigir
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
BMW pode descontinuar o X3M por causa de carros elétricos