Em anúncio realizado nesta semana durante evento promovido pela Toyota (leia mais aqui), o ministro interino da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Jorge, confirmou que o governo promoverá mudanças na cobra de IPI para carros híbridos e elétricos no Brasil. Segundo Jorge, veículos eletrificados terão a cobrança atual de até 25% reduzida para apenas 7% - em sintonia com a alíquota aplicada sobre carros com motor 1.0. A medida visa incentivar a venda desses modelos no país e preparar o mercado para esta nova era da indústria.
Na prática, a redução beneficiará, entre outros, os modelos BMW i3 e Toyota Prius. Este último, por exemplo, custa atualmente a partir de R$ 126 mil e recolhe 13% de tributos dentro da faixa de seu motor 1.8 a gasolina. Com o novo benefício, o preço de tabela cairá para algo em torno de R$ 118 mil e os ganhos em competitividade certamente terão impacto positivo nas vendas. Uma das grandes surpresas de 2017, o Prius emplacou no mercado brasileiro nada menos que 2.405 unidades no ano passado (uma média mensal de aproximadamente 200 exemplares).
O anúncio oficial deverá ser feito no fim deste mês ou no começo de fevereiro, pouco antes da divulgação de detalhes sobre o programa Rota 2030 (que, vale lembrar, ainda não tem data definida para entrar em vigor).
Fonte: Folha de S. Paulo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM