O Latin NCAP acaba de apresentar a primeira rodada de testes de colisão de 2018. A surpresa é o novo teste do Chevrolet Onix e do sedã derivado Prisma. Com estrutura reforçada na lateral, o resultado subiu para 3 estrelas, o máximo que podem receber sem que tenham controle de estabilidade. O outro veículo testado foi o Volkswagen Virtus, que repetiu o desempenho do Polo e recebeu nota máxima de 5 estrelas.
O grande destaque desta rodada, sem dúvida, foi o novo teste do Chevrolet Onix. O hatchback havia zerado no crash-test do ano passado, por conta do desempenho no impacto lateral – as portas abriram e a coluna B não aguentou o impacto. A General Motors reforçou a estrutura tanto do hatch quanto do sedã Prisma e entregou para que o Latin NCAP fizesse um novo teste. Segundo a entidade, o compacto passou a ser produzido com essas melhorias no dia 15 de janeiro deste ano.
No impacto frontal, o desempenho foi próximo ao do teste anterior. A estrutura é considerada estável, enquanto a área dos pés é instável. Consideraram a proteção ao peito do motorista como fraca e os joelhos tem proteção marginal, pelo risco de baterem contra estruturas atrás do painel. No impacto lateral, o Onix reforçado não teve o problema do antigo, mantendo as portas fechadas. O Latin NCAP diz que recebeu elementos de absorção nas laterais. O nível de proteção foi similar ao do impacto lateral. Como não tem controle de estabilidade, não fizeram o teste de poste. Já adiantaram uma das novidades da linha 2018 do Onix: adição de ISOFIX para cadeirinhas infantis. E também ganhou um novo cinto de segurança para o motorista.
Pouco após a divulgação do resultado, a GM enviou um comunicado à imprensa:
A GM informa que desde a publicação da nova norma da ABNT sobre impactos laterais, em agosto de 2013, trabalha na evolução estrutural do Onix. Os reforços estruturais recentemente implementados no veículo antecipam a entrada em vigor da norma. O resultado do teste realizado pela Latin NCAP, conferindo três estrelas ao modelo, reflete as melhorias incorporadas ao veículo.Seguindo o programa de melhoria contínua do produto e de antecipação ao cumprimento de futuras normas de segurança, o Onix passou a ser equipado ainda com os sistemas Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, a exemplo do que já acontecia com o alerta de não utilização do cinto de segurança e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Apresentado ontem à imprensa, o Volkswagen Virtus já passou pelo crash-test. Recebeu a nota máxima de 5 estrelas, o mesmo que o Polo. Na verdade, o Latin NCAP só testou o sedã no impacto lateral, aplicando o mesmo resultado do hatch para o crash-test dianteiro e de poste. A justificativa é que a estrutura frontal é idêntica nos dois modelos – essa estratégia foi usada também para o teste do Onix e Prisma. Elogiaram a proteção para cabeça e pernas, recebendo uma classificação “adequada” para a proteção ao peito do motorista em todos os testes.
Fotos e vídeos: Divulgação
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