Hyundai provoca VW e diz que Golf GTI se deteriora após duas voltas
Marcas trocaram farpas em Detroit com declarações pra lá de provocativas
Discussões entre executivos não são raras de acontecer no meio automotivo e, sempre que vêm à tona, acabam dando bastante pano pra manga. O mais recente exemplo vêm do Salão de Detroit, onde foi travado entre duas gigantes do setor: Hyundai e Volkswagen. Tudo começou durante a apresentação local dos modelos i30 N e Veloster N, quando o chefão da divisão, Albert Biermann (ex-BMW), acabou falando mal da concorrência, mais especificamente do Golf GTI. Nas palavras de Biermann, o alemão não é páreo para os rivais sul-coreanos na pista e passa longe de acompanhá-los no quesito confiabilidade.
"Pode haver alguns GTI que são adequados para condução em pista, mas se você tomar como base a versão padrão, não é assim", disse Biermann a jornalistas australianos. "É um ótimo carro, mas depois de duas voltas a diversão acaba. Quero dizer, vocês sabem", continuou. O executivo também insinuou que o rival alemão "se deteriora com facilidade" e, ao responder sobre em quais partes isso acontece, foi enfático: "tudo".
A Volkswagen não deixou por menos e prontamente acionou Michael Bartsch, diretor da divisão australiana, para responder à altura. Em tom provocativo, o executivo retrucou: "Reivindicações extraordinárias estão sendo feitas para supostos rivais que ainda não estão nem à venda". E continuou: "Enquanto qualquer um pode produzir um 'track day' especial, a expertise e a experiência de engenharia necessárias para fazer um GTI ou um R - carros que também se destacam no mundo real - são mais difíceis de alcançar".
Por enquanto as provocações pararam, mas qualquer faísca pode reacender a discussão. Que tal um comparativo i30 N vs Golf GTI para tirar a prova?
Galeria: Hyundai Veloster N
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México