Ele chega ao mercado (americano) no fim de 2018. Ao Brasil, difícil...

O Hyundai Veloster é, oficialmente, o primeiro modelo da marca a ser vendido nos EUA como um N, divisão de performance da marca. É bem mais esportivo que os novos Veloster e Veloster Turbo, revelados também em Detroit. Já existe o i30 N em outros mercados. O Veloster N, como o i30 N, foi testado e desenvolvido em Nürburgring. 

Na mecânica, o Veloster N usa um motor 2.0 turbo, enquanto o Veloster Turbo usa o 1.6. São 280 cv e 35,9 kgfm de torque de 1.450 a 4.700 rpm - contra os 201 cv e 26,9 kgfm do Veloster normal. O câmbio é apenas manual de 6 marchas, que a Hyundai diz ter embreagem e sincronizadores reforçados para aguentar a potência extra. O câmbio manual tem "punta taco automático", como visto em modelos esportivos como o Honda Civic Type R e o Corvette. 

Hyundai Veloster N
Hyundai Veloster N

As modificações na parte dinâmica começam com o "Power Sense", uma suspensão dianteira que não arrasta, como no Civic Type R, que elimina qualquer saída de frente e, de acordo com a Hyundai, tem melhor resposta e sensação de direção e linearidade. Nos dois eixos, uma suspensão adaptativa controla a rolagem da carroceria e afundamento e levantamento em acelerações, principalmente quando em modo "N". Além disso, um diferencial de deslizamento limitado eletrônico evita comportamentos não desejados. A suspensão traseira, multilink, tem braços reforçados. 

Os freios também foram melhorados, com 330 mm de série ou 345 mm quando você pede o pacote opcional. As rodas são de 18" com pneus Michelin Pilot SuperSports 225/40 R18, sendo os Pirelli P-Zero opcionais nas rodas de 19", com medida 235/35. 

Claro, há uma série de mudanças visuais que ajudam a diferenciar o Veloster N dos demais. Como visto nas fotos, usa a exclusiva cor Performance Blue da N, além de novas saias laterais, escape maior, difusor traseiro, aerofólio traseiro maior e rodas de 18" ou 19". Na dianteira, há entradas de ar para resfriar o sistema de freios. No interior, bancos esportivos possuem costura aparente e logotipos da divisão N, assim como outras partes da cabine. 

O Veloster N é um belo passo da Hyundai para os modelos esportivos nos Estados Unidos, e será mais atraente para os entusiastas que o Turbo. A Hyundai promete "uma equação competitiva", o que quer dizer que ele será mais barato que os concorrentes diretos. Eles vão desde VW Golf GTI, Honda Civic Si e Ford Focus ST até o Civic Type R, Focus RS e Golf R. 

Nos Estados Unidos, o Hyundai Veloster N será vendido no último quarto do ano. 

Fotos: Hyundai

Hyundai Veloster N