Novo VW Jetta não chegará à Europa por ter ficado "grande demais"

Oferta por lá será concentrada apenas no Passat

2019 Volkswagen Jetta 2019 Volkswagen Jetta

Atração de destaque da Volkswagen na edição deste ano do Salão de Detroit, a nova geração do Jetta não vem sendo chamada de american-sedan por acaso. Desenvolvido para agradar ao gosto do público da América do Norte, o modelo tornou-se tão grande, espaçoso e de apelo tão específico que não será vendido, por exemplo, na Europa.

Embora a marca não confirme abertamente, levar o sedã para o Velho Continente causaria concorrência desnecessária com o Passat local (dada a proximidade em termos de porte) e o mercado como um todo, cada vez menos interessado em três-volumes, não seria capaz de absorver satisfatoriamente os dois modelos.

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O curioso é que, apesar da negativa na Europa, o novo Jetta conviverá com o Passat na própria América do Norte - onde este último é vendido em versão própria, diferente da europeia. Ainda assim, o modelo chegará a outros mercados de peso, incluindo China (onde é conhecido pelo batismo Sagitar), México e Brasil. "O novo Jetta foi sistematicamente projetado para atender às necessidades dos nossos clientes em mercados estrangeiros", diz a Volkswagen. 

No mercado brasileiro, a estreia está programada para o 2º semestre e a apresentação para o público no Salão do Automóvel de São Paulo é praticamente certa. Na mecânica, o Jetta finalmente adota a plataforma modular MQB e, sob o capô, mantém o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio automático, porém, é novo e agora conta com 8 marchas. 

Fotos: Divulgação 

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