O ano de 2017 foi mais um para as importadoras de veículos esquecerem. De acordo com os números oficiais divulgados pela Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), as dezessete marcas filiadas emplacaram apenas 29.751 unidades, 17% a menos do que em 2016.
“Conseguimos fechar o ano de 2017 com crescimento 10% acima da projeção inicial de 27 mil unidades. Ainda assim, mais uma vez, amargamos queda expressiva de 17% em relação ao ano de 2016. Agora, com o fim das cotas limitadoras sem os 30 pontos percentuais no IPI, esperamos recuperar nossa participação no mercado interno que foi de apenas 2,21%, somando importados ´puros´ e veículos produzidos por nossas associadas no Brasil”, afirmou José Luís Gandini, presidente da entidade.
Ainda de acordo com o executivo, a expectativa é de que 40 mil unidades sejam comercializadas em 2018, o que representaria um crescimento de 35% sobre 2017. Mas isso não é motivo para grandes comemorações, já que, para Gandini é “crescimento sobre uma base muito fraca. É até natural que cresçamos a taxas mais expressivas, porém, sem euforia, com muito pé no chão”.
Repetindo o resultado de 2016, o Kia Sportage foi o modelo nº 1 na preferência popular. As 3.639 unidades, no entanto, representaram uma queda de 19,2% no período. Separados por pouco mais de 100 unidades, Volvo XC60 (2.350) e Lifan X60 (2.268), ambos com resultados positivos, também mantiveram as posições do ano anterior.
Mais do que dobrando o desempenho do ano anterior, o JAC T5 (2.152) foi o quarto, seguido pelo Suzuki Vitara (1.827) – ou seja, um top 5 exclusivamente de SUVs/crossovers, segmento que ainda teve o novato JAC T40 (1.093) e o Jaguar F-Pace (760) dentro do top 10.
Líder entre as marcas de produção importada, a Kia (8.431) recuou 21,8%, contra um avanço superior a 40% da vice-líder JAC Motors (3.823). A maior evolução coube à Jaguar (1.251), nona, cujas vendas avançaram quase 60%.
MODELOS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. |
MODELO |
2017 |
2016 |
% |
1º |
KIA SPORTAGE |
3.639 |
4.505 |
-19,22% |
2º |
VOLVO XC60 |
2.350 |
2.144 |
9,61% |
3º |
LIFAN X60 |
2.268 |
2.037 |
11,34% |
4º |
JAC T5 |
2.152 |
892 |
141,26% |
5º |
SUZUKI VITARA |
1.827 |
0 |
NOVO |
6º |
KIA BONGO |
1.650 |
1.372 |
20,26% |
7º |
KIA CERATO |
1.604 |
1.609 |
-0,31% |
8º |
JAC T40 |
1.093 |
0 |
NOVO |
9º |
JAGUAR F-PACE |
760 |
188 |
304,26% |
10º |
KIA PICANTO |
754 |
1.878 |
-59,85% |
11º |
SUZUKI SCROSS |
651 |
88 |
639,77% |
12º |
LIFAN LF530 |
626 |
817 |
-23,38% |
13º |
RANGE ROVER SPORT |
620 |
706 |
-12,18% |
14º |
LAND ROVER DISCOVERY |
607 |
491 |
23,63% |
15º |
VOLVO XC90 |
528 |
434 |
21,66% |
16º |
MINI COOPER S |
485 |
372 |
30,38% |
17º |
PORSCHE MACAN |
422 |
346 |
21,97% |
18º |
VOLVO V40 |
398 |
496 |
-19,76% |
19º |
LIFAN FOISON |
379 |
554 |
-31,59% |
20º |
BMW SÉRIE 5 |
366 |
124 |
195,16% |
BMW X5 |
366 |
694 |
-47,26% |
MARCAS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. |
MARCA |
2017 |
2016 |
% |
1º |
KIA |
8.431 |
10.776 |
-21,76% |
2º |
JAC |
3.823 |
2.727 |
40,19% |
3º |
VOLVO |
3.493 |
3.454 |
1,13% |
4º |
LIFAN |
3.282 |
3.412 |
-3,81% |
5º |
SUZUKI |
2.516 |
1.944 |
29,42% |
6º |
BMW |
2.176 |
3.412 |
-36,23% |
7º |
LAND ROVER |
1.801 |
5.926 |
-69,61% |
8º |
MINI |
1.587 |
1.196 |
32,69% |
9º |
JAGUAR |
1.251 |
787 |
58,96% |
10º |
PORSCHE |
1.175 |
997 |
17,85% |
MARCAS (PRODUÇÃO NACIONAL)
POS. |
MARCA |
2017 |
2016 |
% |
1º |
BMW |
7.977 |
8.424 |
-5,31% |
2º |
LAND ROVER |
4.658 |
746 |
524,40% |
3º |
CHERY |
3.704 |
1.401 |
164,38% |
4º |
SUZUKI |
2.033 |
1.503 |
35,26% |
Com 3.324 emplacamentos registrados no último mês do ano, as vendas de importados recuaram 0,4% em relação a 2016. Em relação à novembro (2.614), no entanto, houve um crescimento de 27,2%.
Em seu quarto mês de mercado, o JAC T40 (482) assumiu a liderança de vendas, com boa vantagem sobre o Kia Sportage (380) e sobre o Lifan X60 (341), que praticamente dobrou o resultado do ano passado. Logo atrás do Volvo XC60 (249) e empatado com o Suzuki Vitara, o novato Range Rover Velar fechou o seu primeiro mês cheio com 187 emplacamentos.
MODELOS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. |
MODELO |
DEZ. 17 |
DEZ. 16 |
% |
1º |
JAC T40 |
482 |
0 |
NOVO |
2º |
KIA SPORTAGE |
380 |
504 |
-24,60% |
3º |
LIFAN X60 |
341 |
177 |
92,66% |
4º |
VOLVO XC60 |
249 |
229 |
8,73% |
5º |
RANGE ROVER VELAR |
187 |
0 |
NOVO |
SUZUKI VITARA |
187 |
0 |
NOVO |
|
7º |
KIA CERATO |
163 |
83 |
96,39% |
8º |
KIA BONGO |
141 |
125 |
12,80% |
9º |
JAC T5 |
129 |
176 |
-26,70% |
10º |
LAND ROVER DISCOVERY |
104 |
19 |
447,37% |
MARCAS (PRODUÇÃO IMPORTADA)
POS. |
MARCA |
DEZ. 17 |
DEZ. 16 |
% |
1º |
KIA |
743 |
968 |
-23,24% |
2º |
JAC |
641 |
503 |
27,44% |
3º |
VOLVO |
373 |
331 |
12,69% |
4º |
LIFAN |
415 |
325 |
27,69% |
5º |
SUZUKI |
229 |
195 |
17,44% |
6º |
BMW |
218 |
420 |
-48,10% |
7º |
LAND ROVER |
320 |
194 |
64,95% |
8º |
MINI |
150 |
120 |
25,00% |
9º |
JAGUAR |
135 |
87 |
55,17% |
10º |
PORSCHE |
96 |
122 |
-21,31% |
MARCAS (PRODUÇÃO NACIONAL)
POS. |
MARCA |
DEZ. 17 |
DEZ. 16 |
% |
1º |
BMW |
943 |
842 |
12,00% |
2º |
LAND ROVER |
455 |
365 |
24,66% |
3º |
CHERY |
363 |
128 |
183,59% |
4º |
SUZUKI |
183 |
138 |
32,61% |
Fonte: Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Reino Unido em julho: Kia Sportage é o preferido pelo 3º mês seguido
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Kia Sportage 2025 tem visual reestilizado adiantado em projeção
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Kia Sportage reestilizado dá as caras em flagra e será revelado em novembro