O Volkswagen Polo GTI mal começou a ser vendido e a companhia de Wolfsburg já fala sobre o potencial de uma versão ainda mais rápida. Em entrevista ao site Autocar, o homem no comando do desenvolvimento do chassi, Karsten Schebsdat, admitiu que há espaço para o hot hatch crescer em termos de desempenho, já que o chassi foi desenvolvido para "entregar mais". Ele foi ainda mais específico:
“O carro é tão estável mesmo em curvas de alta velocidade que definitivamente tem muito mais capacidade.”
Enquanto isso não quer dizer necessariamente que um Polo GTI mais forte esteja em desenvolvimento, não ficaremos muito surpresos se o compacto der origem a uma versão mais empolgante no futuro. Há alguns caminhos que a VW pode seguir, como fazer uma edição Peformance na mesma veia que o Golf GTI Performance, ou ser ainda mais ousada e fazer um Polo R.
Se criarem uma versão R, podemos esperar que o Polo recebe um sistema de tração nas quatro rodas, da mesma forma que sua versão de corrida, o Polo GTI R5. Porém, é muito cedo para dizer o que irá acontecer com o modelo GTI no meio da linha da marca (entre Up! GTI e Golf GTI), mas parece que os engenheiros estão com a mente aberta sobre extrair o máximo possível do chassi.
Por enquanto, o compacto terá que se virar com os 200 cv vindos do motor 2.0 turbo abastecido com gasolina. Este quatro cilindros pode trabalhar tanto com uma transmissão DSG de 6 marchas, já disponível nas lojas europeias, ou o manual de 6 posições, previsto para os próximos meses. Usando o DSG, o Polo GTI precisa de 6,7 segundos para chegar a 100 km/h e tem velocidade máxima de 237 km/h.
Se a versão mais potente receber sinal verde, deve pintar somente mais pra frente, então espere por um lançamento no final da década. Claro, isso para a Europa. Por aqui, a Volkswagen já descartou a vinda do Polo GTI. Ainda há esperança de ver um Polo mais forte, pois os planos da marca incluem uma versão chamada GTS tanto para o hatch quanto para o inédito Virtus. Falta descobrir se será realmente uma versão com pegada mais forte (talvez com motor 1.4 TSI de 150 cv) ou se será somente um modelo esportivado, com mudanças somente no visual.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop