Mais vendidos na Alemanha – Golf volta a brilhar na terra natal
Classe C é único a perder espaço entre os líderes.
O grande destaque do penúltimo mês de 2017 na Alemanha foi simplesmente o automóvel nº 1 na preferência popular. Mostrando que a recente reestilização lhe fez bem, o VW Golf emplacou 22.168 unidades e chegou ao segundo mês seguido com crescimento na casa dos dois dígitos (+24%).
O domínio da VW foi completo com o Passat (6.755) e com o Tiguan (6.663) no pódio. Sexto colocado em outubro, o Mercedes Classe C (5.689) subiu duas colocações, mas foi o único do top 10 a perder espaço nos últimos doze meses (-6,7%). Mantendo a tradição, o Skoda Octavia (5.259) se manteve no top 5.
Da sexta à 13ª colocações, todos os modelos registraram altas acima dos 10%, com destaque para os mais de 70% do Mercedes GLC (4.266), que não vem dando chances aos rivais Audi Q5 (1.874, 49º) e BMW X3, que sequer figurou no top 50.
Galeria: Novo Ford Fiesta 2018
O Ford Fiesta (4.657), que havia sido 4º no último ranking, caiu para o 10º lugar, atrás do Ford Focus (4.742). A marca norte-americana ainda viu seu crossover Kuga (3.498) dobrar as vendas em relação a 2016. Longe dos bons tempos, o Opel Astra (4.139) amargou queda superior a 27%, mas não foi somente ele.
22º, o VW Polo (3.667) ainda não disparou desde a chegada da nova geração às concessionárias e perdeu mais da metade das vendas no período. Outro que não vem bem é o BMW Série 3 (2.975), em baixa superior a 30% e cada vez mais distante dos rivais Classe C e A4 (4.916), sétimo.
Com crescimento de 9,4% na comparação com o mesmo período de 2016, as vendas na Alemanha encerraram novembro com 302.636 unidades registradas – no acumulado do ano (3.187.312), o avanço é um pouco menor (+3%). BMW (21.960), quinta colocada entre as montadoras, e Nissan (4.992), 17ª, foram as únicas entre as vinte primeiras com resultados inferiores aos do ano passado. No lado oposto, a Peugeot (8.635) comemorou alta de mais de 70%.
POS. |
MODELO |
NOV.17 |
% MERCADO |
NOV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
22.168 |
7,3% |
17.841 |
24,3% |
2 |
VW PASSAT |
6.755 |
2,2% |
6.344 |
6,5% |
3 |
VW TIGUAN |
6.663 |
2,2% |
5.975 |
11,5% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
5.689 |
1,9% |
6.100 |
-6,7% |
5 |
SKODA OCTAVIA |
5.259 |
1,7% |
5.203 |
1,1% |
6 |
VW TOURAN |
4.973 |
1,6% |
3.703 |
34,3% |
7 |
AUDI A4 |
4.916 |
1,6% |
4.059 |
21,1% |
8 |
MERCEDES CLASSE E |
4.756 |
1,6% |
4.138 |
14,9% |
9 |
FORD FOCUS |
4.742 |
1,6% |
3.843 |
23,4% |
10 |
FORD FIESTA |
4.657 |
1,5% |
3.706 |
25,7% |
11 |
SKODA FABIA |
4.656 |
1,5% |
4.085 |
14,0% |
12 |
SEAT LEON |
4.616 |
1,5% |
3.975 |
16,1% |
13 |
MERCEDES GLC |
4.266 |
1,4% |
2.477 |
72,2% |
14 |
OPEL ASTRA |
4.139 |
1,4% |
5.683 |
-27,2% |
15 |
AUDI A3 |
4.069 |
1,3% |
3.467 |
17,4% |
16 |
BMW SÉRIE 5 |
4.064 |
1,3% |
2.899 |
40,2% |
17 |
OPEL CORSA |
4.027 |
1,3% |
4.362 |
-7,7% |
18 |
BMW SÉRIE 1 |
3.974 |
1,3% |
3.945 |
0,7% |
19 |
MINI |
3.812 |
1,3% |
3.368 |
13,2% |
20 |
PEUGEOT 208 |
3.765 |
1,2% |
- |
- |
21 |
VW UP |
3.765 |
1,2% |
3.388 |
11,1% |
22 |
VW POLO |
3.667 |
1,2% |
7.634 |
-52,0% |
23 |
FORD KUGA |
3.498 |
1,2% |
1.748 |
100,1% |
24 |
VW TRANSPORTER |
3.430 |
1,1% |
3.087 |
11,1% |
25 |
SEAT IBIZA |
3.414 |
1,1% |
2.344 |
45,6% |
26 |
VW CADDY |
3.022 |
1,0% |
3.006 |
0,5% |
27 |
BMW SÉRIE 2 |
3.008 |
1,0% |
3.639 |
-17,3% |
28 |
BMW SÉRIE 3 |
2.975 |
1,0% |
4.301 |
-30,8% |
29 |
AUDI A6 |
2.852 |
0,9% |
3.382 |
-15,7% |
30 |
BMW X1 |
2.812 |
0,9% |
2.660 |
5,7% |
31 |
OPEL MOKKA |
2.735 |
0,9% |
2.746 |
-0,4% |
32 |
SMART FORTWO |
2.716 |
0,9% |
2.150 |
26,3% |
33 |
OPEL INSIGNIA |
2.599 |
0,9% |
- |
- |
34 |
RENAULT CAPTUR |
2.560 |
0,8% |
2.152 |
19,0% |
35 |
RENAULT MEGANE |
2.539 |
0,8% |
2.551 |
-0,5% |
36 |
FIAT 500 |
2.491 |
0,8% |
2.393 |
4,1% |
37 |
NISSAN QASHQAI |
2.337 |
0,8% |
2.128 |
9,8% |
38 |
MERCEDES CLASSE A |
2.246 |
0,7% |
3.053 |
-26,4% |
39 |
HYUNDAI TUCSON |
2.213 |
0,7% |
2.246 |
-1,5% |
40 |
DACIA SANDERO |
2.100 |
0,7% |
- |
- |
41 |
HYUNDAI I30 |
2.078 |
0,7% |
1.695 |
22,6% |
42 |
AUDI Q2 |
2.026 |
0,7% |
- |
- |
43 |
OPEL CROSSLAND X |
1.976 |
0,7% |
- |
- |
44 |
OPEL ADAM |
1.966 |
0,6% |
1.972 |
-0,3% |
45 |
SKODA KODIAQ |
1.902 |
0,6% |
- |
- |
46 |
TOYOTA YARIS |
1.899 |
0,6% |
1.981 |
-4,1% |
47 |
AUDI A1 |
1.881 |
0,6% |
- |
- |
48 |
MERCEDES CLASSE V |
1.877 |
0,6% |
- |
- |
49 |
AUDI Q5 |
1.874 |
0,6% |
2.478 |
-24,4% |
50 |
CITROËN C3 |
1.859 |
0,6% |
- |
- |
POS. |
MARCA |
NOV.17 |
% MERCADO |
NOV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
58.209 |
19,2% |
53.820 |
8,2% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
28.687 |
9,5% |
28.514 |
0,6% |
3 |
AUDI |
22.949 |
7,6% |
20.483 |
12,0% |
4 |
FORD |
21.972 |
7,3% |
18.715 |
17,4% |
5 |
BMW |
21.960 |
7,3% |
22.306 |
-1,6% |
6 |
OPEL |
19.820 |
6,5% |
19.324 |
2,6% |
7 |
SKODA |
17.687 |
5,8% |
15.801 |
11,9% |
8 |
RENAULT |
13.136 |
4,3% |
13.011 |
1,0% |
9 |
SEAT |
12.689 |
4,2% |
10.043 |
26,3% |
10 |
HYUNDAI |
9.257 |
3,1% |
8.604 |
7,6% |
11 |
PEUGEOT |
8.635 |
2,9% |
5.009 |
72,4% |
12 |
TOYOTA |
6.804 |
2,2% |
6.636 |
2,5% |
13 |
DACIA |
5.856 |
1,9% |
3.818 |
53,4% |
14 |
KIA |
5.430 |
1,8% |
4.361 |
24,5% |
15 |
MAZDA |
5.376 |
1,8% |
4.135 |
30,0% |
16 |
FIAT |
5.281 |
1,7% |
5.220 |
1,2% |
17 |
NISSAN |
4.992 |
1,6% |
5.523 |
-9,6% |
18 |
CITROËN |
4.389 |
1,5% |
3.658 |
20,0% |
19 |
SMART |
3.928 |
1,3% |
3.263 |
20,4% |
20 |
MINI |
3.812 |
1,3% |
3.368 |
13,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
302.636 |
... |
276.567 |
9,4% |
|
ACUMULADO |
3.187.312 |
... |
3.095.074 |
3,0% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Volkswagen Golf 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?