Logo no lançamento do JAC T40, a marca confirmou que o SUV compacto receberia uma versão com transmissão CVT, repetindo a estratégia feita com o modelo de categoria acima, o T5. Mas não será uma simples troca de câmbio, pois será feita também a substituição do motor. Sai o atual 1.5 de 127 cv para entrar um novo 1.6 aspirado flex com duplo comando variável de válvulas. Preços devem subir cerca de R$ 3 mil, como no T5, fazendo com que o T40 CVT custe algo em torno de R$ 60 mil.
A JAC já colocou o T40 CVT nas ruas para terminar os ajustes, como mostra a unidade flagrada pelo leitor Francisco Filho. Precisa rodar bastante, já que o novo 1.6 é um motor inédito até mesmo na China e fará sua estreia no modelo brasileiro. Dados ainda não foram revelados, mas espera-se que tenha desempenho semelhante em termos de potência. O ganho será em torque, por usar duplo comando variável para admissão e escape – o 1.5 usa variador apenas na admissão.
Fontes ligadas à marca explicam que essa troca é necessária por dois motivos. O primeiro é enquadrar o veículo nas novas metas de emissão e rendimento energético que serão exigidas pelo Rota 2030. O segundo motivo é justamente o torque, pois os 15,7 kgfm não seriam suficientes para o T40 com o CVT – aprenderam com o desempenho fraco do T5. Este motor também deve ser levado ao modelo manual em outro momento, assim como para outros carros da marca.
Não adianta procurar mudanças no design, pois não há nenhuma. A diferença do modelo é puramente mecânica, tendo até mesmo a lista de equipamentos igual. Ou seja, o T40 terá como opcional o conjunto com central multimídia de 8" e a câmera frontal no retrovisor (para filmar o trânsito), além da “pintura” em dois tons (que na verdade é o teto adesivado em preto).
O lançamento acontece em março de 2018. “No mais tardar, em abril”, revela nossa fonte. Será apenas a primeira das novidades da JAC para o ano que vem. Logo em seguida será a vez da picape média. A fabricante ainda promete um hatch aventureiro chamado T20, baseado no J2, e um SUV grande batizado como T70, previsto para o segundo semestre.
Fotos: Francisco Filho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China