Se no Brasil o Corolla é soberano – em novembro, o Toyota respondeu por quase metade das vendas de sedãs médios -, nos EUA a situação tem sido diferente. Com 19.287 unidades comercializadas, o modelo não só ficou fora do top 10 como foi o que mais perdeu espaço em relação a 2016 dentre os trinta primeiros (-31,8%).
Novamente emplacando mais de 70 mil unidades, a Ford F-Series (72.769) liderou a trinca de picapes que domina o mercado norte-americano, seguida pela Chevrolet Silverado (46.441) e pela Ram Pickup (36.714). Por muito pouco, aliás, não houve um intruso no pódio: com 36.080 unidades (+35,5%), o Nissan Rogue, com o auxílio da versão Sport, foi o campeão entre os automóveis.
A nova geração do Toyota Camry (34.991) completou as cinco primeiras posições como líder entre os sedãs – o Honda Civic (31.181), logo atrás do Honda CR-V (32.206), foi o concorrente mais próximo. Com o crescimento mais discreto do top 10 (+2,2%), o Toyota RAV4 (28.736), automóvel nº 1 no acumulado de 2017, caiu da quarta para a oitava colocação.
Recém-lançado no Brasil, o Chevrolet Equinox (19.667) foi o 12º, mas ao contrário dos meses anteriores, recuou em novembro (-8,9%). Em alta de mais de 25%, o Nissan Sentra (17.565), 19º, vendeu quase sete mil unidades a mais do que o Chevrolet Cruze (10.982), 34º e amargando queda superior a 33% em um ano.
Um dos destaques do mês passado foi um modelo clássico para os americanos. Com 9.370 unidades, o Chevrolet Impala voltou a figurar no top 50 depois de um longo período. Em compasso de espera para a nova geração – a apresentação oficial será no Salão de Detroit, em janeiro -, o VW Jetta (8.362) fechou a lista dos mais vendidos em queda de mais de 18%.
Apenas com o segundo resultado positivo no ano (+1,3%) – o outro foi em setembro -, o mercado norte-americano consumiu 1.397.856 veículos novos no mês passado. O acumulado de 2017, com 15.627.307 unidades, permanece negativo em 1,5%. A Nissan (122.959) foi o destaque entre as montadoras, com avanço na casa de 19%.
POS. |
MODELO |
NOV.17 |
% MERCADO |
NOV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
72.769 |
5,2% |
72.089 |
0,9% |
2 |
CHEVROLET SILVERADO |
46.441 |
3,3% |
45.280 |
2,6% |
3 |
RAM PICK-UP |
36.714 |
2,6% |
36.885 |
-0,5% |
4 |
NISSAN ROGUE |
36.080 |
2,6% |
26.629 |
35,5% |
5 |
TOYOTA CAMRY |
34.991 |
2,5% |
28.189 |
24,1% |
6 |
HONDA CR-V |
32.206 |
2,3% |
25.758 |
25,0% |
7 |
HONDA CIVIC |
31.181 |
2,2% |
25.303 |
23,2% |
8 |
TOYOTA RAV4 |
28.736 |
2,1% |
28.116 |
2,2% |
9 |
FORD ESCAPE |
25.101 |
1,8% |
23.012 |
9,1% |
10 |
FORD EXPLORER |
24.110 |
1,7% |
19.628 |
22,8% |
11 |
HONDA ACCORD |
22.998 |
1,6% |
27.182 |
-15,4% |
12 |
CHEVROLET EQUINOX |
19.667 |
1,4% |
21.600 |
-8,9% |
13 |
TOYOTA COROLLA |
19.287 |
1,4% |
28.262 |
-31,8% |
14 |
TOYOTA HIGHLANDER |
19.077 |
1,4% |
21.241 |
-10,2% |
15 |
NISSAN ALTIMA |
19.073 |
1,4% |
20.039 |
-4,8% |
16 |
HYUNDAI ELANTRA |
19.060 |
1,4% |
15.796 |
20,7% |
17 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
18.614 |
1,3% |
17.230 |
8,0% |
18 |
GMC SIERRA |
18.136 |
1,3% |
18.900 |
-4,0% |
19 |
NISSAN SENTRA |
17.565 |
1,3% |
14.028 |
25,2% |
20 |
JEEP CHEROKEE |
16.551 |
1,2% |
11.479 |
44,2% |
21 |
TOYOTA TACOMA |
16.195 |
1,2% |
15.531 |
4,3% |
22 |
FORD FUSION |
14.901 |
1,1% |
17.560 |
-15,1% |
23 |
SUBARU FORESTER |
14.662 |
1,0% |
14.596 |
0,5% |
24 |
SUBARU OUTBACK |
14.361 |
1,0% |
17.769 |
-19,2% |
25 |
HONDA PILOT |
14.189 |
1,0% |
9.024 |
57,2% |
26 |
CHEVROLET MALIBU |
13.420 |
1,0% |
18.577 |
-27,8% |
27 |
JEEP WRANGLER |
13.289 |
1,0% |
12.957 |
2,6% |
28 |
FORD FOCUS |
13.226 |
0,9% |
9.130 |
44,9% |
29 |
CHRYSLER PACIFICA |
13.195 |
0,9% |
8.753 |
50,7% |
30 |
FORD EDGE |
13.180 |
0,9% |
10.757 |
22,5% |
31 |
HYUNDAI TUCSON |
11.532 |
0,8% |
7.616 |
51,4% |
32 |
HYUNDAI SANTA FE |
11.346 |
0,8% |
10.786 |
5,2% |
33 |
CHEVROLET TRAVERSE |
11.231 |
0,8% |
9.194 |
22,2% |
34 |
CHEVROLET CRUZE |
10.982 |
0,8% |
16.414 |
-33,1% |
35 |
FORD TRANSIT |
10.852 |
0,8% |
7.379 |
47,1% |
36 |
MAZDA CX-5 |
10.610 |
0,8% |
8.865 |
19,7% |
37 |
CHEVROLET COLORADO |
10.346 |
0,7% |
8.669 |
19,3% |
38 |
SUBARU CROSSTREK |
10.151 |
0,7% |
8.271 |
22,7% |
39 |
TOYOTA 4RUNNER |
10.103 |
0,7% |
8.628 |
17,1% |
40 |
LEXUS RX |
10.102 |
0,7% |
10.269 |
-1,6% |
41 |
CHEVROLET TAHOE |
9.966 |
0,7% |
9.433 |
5,7% |
42 |
TOYOTA TUNDRA |
9.700 |
0,7% |
9.578 |
1,3% |
43 |
CHEVROLET IMPALA |
9.370 |
0,7% |
6.082 |
54,1% |
44 |
JEEP COMPASS |
9.368 |
0,7% |
6.984 |
34,1% |
45 |
SUBARU IMPREZA |
9.046 |
0,6% |
4.623 |
95,7% |
46 |
GMC ACADIA |
8.649 |
0,6% |
9.168 |
-5,7% |
47 |
DODGE GRAND CARAVAN |
8.550 |
0,6% |
6.696 |
27,7% |
48 |
NISSAN MURANO |
8.393 |
0,6% |
7.589 |
10,6% |
49 |
KIA FORTE |
8.363 |
0,6% |
8.111 |
3,1% |
50 |
VW JETTA |
8.362 |
0,6% |
10.212 |
-18,1% |
POS. |
MARCA |
NOV.17 |
% MERCADO |
NOV.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
201.296 |
14,4% |
187.012 |
7,6% |
2 |
CHEVROLET |
167.777 |
12,0% |
169.675 |
-1,1% |
3 |
TOYOTA |
164.499 |
11,8% |
168.595 |
-2,4% |
4 |
NISSAN |
122.959 |
8,8% |
103.024 |
19,3% |
5 |
HONDA |
120.440 |
8,6% |
111.308 |
8,2% |
6 |
JEEP |
66.001 |
4,7% |
67.285 |
-1,9% |
7 |
HYUNDAI |
55.435 |
4,0% |
61.201 |
-9,4% |
8 |
SUBARU |
51.721 |
3,7% |
51.308 |
0,8% |
9 |
GMC |
46.277 |
3,3% |
49.113 |
-5,8% |
10 |
KIA |
44.302 |
3,2% |
52.504 |
-15,6% |
11 |
RAM |
40.390 |
2,9% |
42.511 |
-5,0% |
12 |
MERCEDES-BENZ |
34.112 |
2,4% |
32.927 |
3,6% |
13 |
VOLKSWAGEN |
29.207 |
2,1% |
29.672 |
-1,6% |
14 |
DODGE |
28.845 |
2,1% |
34.075 |
-15,3% |
15 |
BMW |
28.049 |
2,0% |
26.189 |
7,1% |
16 |
LEXUS |
27.118 |
1,9% |
29.050 |
-6,7% |
17 |
MAZDA |
21.469 |
1,5% |
22.041 |
-2,6% |
18 |
AUDI |
19.195 |
1,4% |
17.118 |
12,1% |
19 |
BUICK |
17.974 |
1,3% |
18.530 |
-3,0% |
20 |
CHRYSLER |
16.510 |
1,2% |
14.518 |
13,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.397.856 |
... |
1.380.558 |
1,3% |
|
ACUMULADO |
15.627.307 |
... |
15.859.965 |
-1,5% |
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal