A apresentação praticamente consecutiva de 3 conceitos de SUVs com pegada aventureira definitivamente não foi uma estratégia adotada em vão pela Toyota. Conforme adianta nesta semana o site Motor Authority, este conjunto de ações prenuncia, na prática, o real interesse da marca em lançar nos próximos anos um inédito crossover de apelo mais tradicional que o urbano C-HR. A informação foi adiantada por Jack Hollis, gerente da gigante japonesa na América do Norte, e vai ao encontro de especulações que já vinham sendo levantadas desde o início do ano. O projeto, por enquanto, ainda é cercado de mistérios, mas é certo que será concluído dentro de no máximo 2 ou 3 anos.
"É como nos anos 90, podemos ter mais de um veículo em cada segmento se eles forem diferentes o suficiente", disse Hollis. A ideia é usar a plataforma TNGA que já serve ao C-HR, mas construir sobre ela um SUV com pegada mais life-style e vocação mais aventureira - como adiantaram os conceitos FT-4X, TJ Cruiser e, mais recentemente, FT-AC. No portfólio, o modelo também será posicionado abaixo do RAV4, mas, como diferencial em relação ao C-HR, oferecerá opção de tração nas quatro rodas. Perderá, porém, o conjunto híbrido de propulsão, já que usará apenas motores de 4 cilindros a gasolina.
As linhas gerais do design ainda estão sendo definidas, mas a tendência é que sejam seguidas as diretrizes mais recentes da marca. Segundo o próprio Hollis, o novo modelo influenciará toda a próxima geração de SUVs, incluindo o RAV4 e o 4Runner. Os preços no mercado norte-americano ficarão na casa dos US$ 20 mil, logo abaixo dos US$ 22 mil cobrados atualmente pelo C-HR.
E o Brasil, tem chances?
Dadas as incertezas que rondam o lançamento do C-HR por aqui, este novo crossover poderia surgir como uma boa alternativa para o mercado brasileiro. Pesam a favor o quesito novidade e o fato de usar a base TNGA, a mesma que será adotada pelo Corolla da próxima geração. Será que finalmente a Toyota terá no Brasil um rival para enfrentar Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks? Aguardemos.
Fonte: Motor Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'