A apresentação praticamente consecutiva de 3 conceitos de SUVs com pegada aventureira definitivamente não foi uma estratégia adotada em vão pela Toyota. Conforme adianta nesta semana o site Motor Authority, este conjunto de ações prenuncia, na prática, o real interesse da marca em lançar nos próximos anos um inédito crossover de apelo mais tradicional que o urbano C-HR. A informação foi adiantada por Jack Hollis, gerente da gigante japonesa na América do Norte, e vai ao encontro de especulações que já vinham sendo levantadas desde o início do ano. O projeto, por enquanto, ainda é cercado de mistérios, mas é certo que será concluído dentro de no máximo 2 ou 3 anos.
"É como nos anos 90, podemos ter mais de um veículo em cada segmento se eles forem diferentes o suficiente", disse Hollis. A ideia é usar a plataforma TNGA que já serve ao C-HR, mas construir sobre ela um SUV com pegada mais life-style e vocação mais aventureira - como adiantaram os conceitos FT-4X, TJ Cruiser e, mais recentemente, FT-AC. No portfólio, o modelo também será posicionado abaixo do RAV4, mas, como diferencial em relação ao C-HR, oferecerá opção de tração nas quatro rodas. Perderá, porém, o conjunto híbrido de propulsão, já que usará apenas motores de 4 cilindros a gasolina.
As linhas gerais do design ainda estão sendo definidas, mas a tendência é que sejam seguidas as diretrizes mais recentes da marca. Segundo o próprio Hollis, o novo modelo influenciará toda a próxima geração de SUVs, incluindo o RAV4 e o 4Runner. Os preços no mercado norte-americano ficarão na casa dos US$ 20 mil, logo abaixo dos US$ 22 mil cobrados atualmente pelo C-HR.
E o Brasil, tem chances?
Dadas as incertezas que rondam o lançamento do C-HR por aqui, este novo crossover poderia surgir como uma boa alternativa para o mercado brasileiro. Pesam a favor o quesito novidade e o fato de usar a base TNGA, a mesma que será adotada pelo Corolla da próxima geração. Será que finalmente a Toyota terá no Brasil um rival para enfrentar Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks? Aguardemos.
Fonte: Motor Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida