Os planos da Toyota para o C-HR ainda estão bem confusos, até mesmo para a própria marca. Embora tenham dito no Salão de Buenos Aires (Argentina), em junho passado, que iriam trazer a versão híbrida para ajudar a disseminar a tecnologia e também ajudar a deixar mais jovem e tecnológica a marca, o discurso mudou e a última palavra é de que o SUV compacto não virá. Curiosamente, o modelo continua circulando pelo Brasil em testes, como mostra o flagra de nossos amigos do canal Falando de Carro.

Leia também:

Durante o Salão de Buenos Aires, executivos da Toyota confirmaram ao Motor1.com que o C-HR chegaria ao Brasil em 2018. A estratégia era importar o SUV compacto da Turquia somente com motorização híbrida, aproveitando possíveis subsídios do governo (caso o Rota 2030 saísse do papel a tempo) , já que uma produção nacional levaria tempo demais – o crossover usa uma plataforma inédita no país, a TNGA, que servirá de base para a próxima geração do Corolla.

Porém, o papo agora é outro. Em uma conversa com Steve St. Angelo, presidente da marca para a América Latina e Caribe, descobrimos que o C-HR saiu da lista de prioridades e pode nem vir. St. Angelo afirma que a marca irá concentrar seus esforços no Yaris, prometido para o 2º semestre de 2018. Outra desculpa foi que há time de engenharia o suficiente para desenvolver o Yaris e, ao mesmo tempo, adaptar o C-HR ao nosso mercado.

Toyota C-HR - Flagra Falando de Carro

Outros executivos adicionaram mais duas barreiras na importação do C-HR: a demanda global pelo crossover faz com que sua estreia no Brasil fique no final da fila; e o alto custo do modelo, o que faz com que a conta não feche. A Toyota costuma reclamar da falta de incentivos para os híbridos no país e, durante o lançamento do novo Prius, disse que a margem de lucro com o carro era mínima, para que pudesse ser vendido por R$ 126.600.

Fato é que tudo parece muito nebuloso e o que a decisão final ainda não foi tomada. O carro em testes no Brasil é uma prova disso. Por enquanto, melhor esperar pelas cenas dos próximos capítulos.

Fotos: Falando de Carro

Galeria: Toyota C-HR - Flagra Falando de Carro

Envie seu flagra! flagra@motor1.com