Versão super-preparada da picape terá motor 2.0 turbodiesel e câmbio de 10 marchas

Um dos mais aguardados lançamentos de 2018 para o segmento de picapes médias, a inédita versão Raptor da Ranger aos poucos vai deixando detalhes à mostra e tornando, finalmente, conhecida. Prova disso são as projeções desta matéria, publicadas pela galera do Ranger5G e renderizadas com base em flagras recentes do modelo. A imagens confirmam a pegada agressiva que será aplicada ao design, bem como a forte inspiração que virá da prima F-150 - oferecida nesta mesma configuração desde a geração passada. A novidade terá ainda um conjunto mecânico exclusivo e marcará o retorno da Ranger à América do Norte.

Leia também:

Ford Ranger Raptor teaser

Conforme já adiantamos, diversas especulações apontam para o uso de um powertrain inédito, protagonizado por um motor 2.0 biturbo movido a diesel e um igualmente novo câmbio automático de 10 marchas. Trata-se de um propulsor pertencente à família EcoBlue capaz de gerar pelo menos 205 cv de potência e algo em torno de 47,9 kgfm de torque. Ao que tudo indica, ele será usado inicialmente pela Raptor, mas na sequência equipará basicamente todas as versões da Ranger - substituindo o atual 3.2 de 5 cilindros e 200 cv. Apesar da litragem menor, o novo motor não ficará devendo nada em termos de rendimento, além de ser mais tecnológico, econômico e significativamente menos poluente.

Ford Ranger Raptor

O câmbio será o mesmo que estreou há pouco tempo na picape F-150 e no esportivo Mustang, desenvolvido em parceria com a General Motors. Terá a missão de substituir aos poucos a atual caixa de 6 marchas usada pela Ranger convencional, chegando a outros modelos Ford na sequência - incluindo o SUV Everest, que emprestará para a nova Raptor todo sistema traseiro de suspensão. A Ford Austrália concentra a maior parte do desenvolvimento, mas o alcance da novidade será praticamente global, já que será vendida em toda a região Ásia-Pacífico e posteriormente na América do Norte. No Brasil, apesar da torcida dos fãs de picapes, o lançamento ainda não foi confirmado.

Quando chegar ao mercado, a Ranger Raptor enfrentará a concorrência da Chevrolet Colorado ZR2 e da futura versão hardcore que a Toyota prepara para a Hilux. 

Projeções: Ranger5G

Galeria: Ford Ranger Raptor - Projeções Ranger5G