Sedãs Premium mais vendidos – BMW emplaca Série 3 e Série 5 na ponta em outubro
Classe C registra queda impressionante
BMW à frente das rivais nas duas categorias, A4 no pódio, Classe C em queda brusca. Confira agora todos os destaques de outubro entre os sedãs premium.
Galeria: Mercedes Classe C
MÉDIOS
Após quinze meses consecutivos sem nenhum rival à frente, o líder caiu. Em seu resultado mais fraco desde desde abril do ano passado (183), o Mercedes Classe C (137) encerrou outubro vendendo praticamente 10% do registrado em setembro (1.331), quando atingiu seu ápice no país desde o lançamento.
Quem se aproveitou do mau momento do mais vendido no acumulado do ano para assumir a ponta foi o BMW Série 3 (277), mesmo em queda de quase 6% na comparação com 2016 – a última vez em que o modelo havia liderado a disputa fora em maio do ano passado.
Galeria: Audi A3 Sedan Ambition 2017
Segundo colocado, o Audi A3 (246) ficou muito próximo do Série 3 graças a uma evolução superior a 16%. A surpresa do mês, além da drástica queda do Mercedes, foi o ótimo resultado do Audi A4 (148), que não vendia tanto desde dezembro (150). Separados por apenas cinco unidades, Mercedes CLA (51) e Audi A5 (46) repetiram as mesmas colocações do mês anterior, com vantagem para o expressivo crescimento do modelo de Ingolstadt (+254%).
Praticamente dobrando as vendas de setembro, quando foi o lanterna, o BMW Série 4 (15) subiu para sétimo. Atrás do Volvo S60 (13), que perdeu metade dos compradores nos últimos doze meses, o Jaguar XE (10) foi o lanterna com o pior resultado desde setembro de 2015 (14).
Sedãs Médios Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2017 | OUT/17 | SET/17 | OUT/16 | % OUT 17 | % SET 17 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 2754 | 277 | 257 | 294 | 29,37% | 12,53% | 7,78% | -5,78% |
2º | AUDI A3 SEDÃ | 2317 | 246 | 248 | 212 | 26,09% | 12,09% | -0,81% | 16,04% |
3º | AUDI A4 | 877 | 148 | 82 | 73 | 15,69% | 4,00% | 80,49% | 102,74% |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 4474 | 137 | 1331 | 495 | 14,53% | 64,90% | -89,71% | -72,32% |
5º | MERCEDES-BENZ CLA | 475 | 51 | 63 | 65 | 5,41% | 3,07% | -19,05% | -21,54% |
6º | AUDI A5 | 221 | 46 | 32 | 13 | 4,88% | 1,56% | 43,75% | 253,85% |
7º | BMW SÉRIE 4 | 238 | 15 | 8 | 32 | 1,59% | 0,39% | 87,50% | -53,13% |
8º | VOLVO S60 | 131 | 13 | 14 | 26 | 1,38% | 0,68% | -7,14% | -50,00% |
9º | JAGUAR XE | 299 | 10 | 16 | 28 | 1,06% | 0,78% | -37,50% | -64,29% |
|
| 11786 | 943 | 2051 | 1238 | 100,00% | 100,00% | -54,02% | -23,83% |
Observação: O BMW Série 4, anteriormente incluído entre os esportivos, agora faz parte do segmento em função da versão Gran Coupé.
GRANDES
O BMW Série 5 chegou ao quinto mês seguido como o sedã grande premium nº 1 no mercado brasileiro. Em outubro foram emplacadas 52 unidades, resultado inferior apenas às 61 unidades de agosto, mas suficientes para assegurar mais de 50% de participação de mercado.
Galeria: Mercedes-Benz Classe E 220 d
Depois do fraco resultado do mês anterior, o Mercedes Classe E (31) praticamente triplicou os números da última lista e assegurou uma enorme vantagem sobre o Jaguar XF (6), que havia sido o quinto em setembro. Quarto, o BMW Série 7 foi o preferido por três consumidores, um a mais do que os Audi A6 e A7 e o Lexus ES350.
Com uma unidade – mesmo número do Hyundai Genesis, do Mercedes Classe S e do Porsche Panamera -, o Maserati Quattroporte fez a sua primeira aparição no ranking em 201. A última vez que o italiano emplacou pelo menos uma unidade foi em janeiro do ano passado (2).
Sedãs Grandes Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2017 | OUT/17 | SET/17 | OUT/16 | % OUT 17 | % SET 17 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | BMW SÉRIE 5 | 289 | 52 | 39 | 5 | 50,98% | 56,52% | 33,33% | 940,00% |
2º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 266 | 31 | 11 | 19 | 30,39% | 15,94% | 181,82% | 63,16% |
3º | JAGUAR XF | 43 | 6 | 3 | 6 | 5,88% | 4,35% | 100,00% | 0,00% |
4º | BMW SÉRIE 7 | 28 | 3 | 1 | 4 | 2,94% | 1,45% | 200,00% | -25,00% |
5º | AUDI A6 | 56 | 2 | 7 | 14 | 1,96% | 10,14% | -71,43% | -85,71% |
6º | AUDI A7 | 31 | 2 | 3 | 2 | 1,96% | 4,35% | -33,33% | 0,00% |
7º | LEXUS ES350 | 10 | 2 | 3 | 3 | 1,96% | 4,35% | -33,33% | -33,33% |
8º | HYUNDAI GENESIS | 2 | 1 | 0 | 0 | 0,98% | 0,00% | - | - |
9º | MASERATI QUATTROPORTE | 1 | 1 | 0 | 0 | 0,98% | 0,00% | - | - |
10º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 14 | 1 | 1 | 9 | 0,98% | 1,45% | 0,00% | -88,89% |
11º | PORSCHE PANAMERA | 38 | 1 | 1 | 4 | 0,98% | 1,45% | 0,00% | -75,00% |
|
| 778 | 102 | 69 | 66 | 100,00% | 100,00% | 47,83% | 54,55% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Novo BMW Série 5
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
- 12:00 Prestes a trocar de geração, Chevrolet Equinox tem R$ 28.000 de desconto
- 11:00 12Cilindri: Ferrari lança o que pode ser seu último V12 puro com 830 cv
Sobre este artigo
Categoria |