A Turquia, um dos maiores mercados automotivos da Europa, em breve terá uma marca 100% nacional. Anualmente, são vendidos cerca de 1 milhão de carros novos e diversas marcas têm fábricas instaladas no país, como Fiat, Honda, Hyundai, Renault e Toyota.

Recentemente, cinco empresas turcas importantes do segmento automotivo e de tecnologias se uniram para este projeto histórico sob iniciativa do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no projeto chamado "Automóvel da Turquia".

O primeiro protótipo deve ser apresentado em 2019 e a versão de produção estará nas concessionárias somente em 2021. O foco será o desenvolvimento de um carro totalmente elétrico e a meta final é bem agressiva, tornando-se uma marca conhecida e confiável como a Tesla.

À primeira vista, criar uma nova fabricante de carros é um grande desafio. Porém, com o grande apoio do governo turco e do Presidente Erdogan, este grupo de empresas (que já tem força financeira) pode atingir o seu objetivo. Se a Turquia conseguir implementar este projeto com a ajuda de um local bem conveniente para distribuição no país, eles podem até dar dor de cabeça para as outras marcas.

A Turquia já é um país importante para a indústria em termos de fornecimento de peças automotivas. Há um grande volume de empresas instaladas no país que exportam para toda a Europa e Oriente Médio. Por isso, o governo turco quer aproveitar essa experiência na produção de autopeças e a rede de distribuição para criar uma nova marca nacional. Este é um dos projetos mais importantes da Turquia no momento.

Aparentemente, o anúncio oficial gerou grande expectativa sobre este projeto na Turquia e os turcos estão ansiosos para dirigir o primeiro carro elétrico totalmente nacional.

Foto: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com