page ad skin

Hyundai cria airbag para teto solar panorâmico

Equipamento é ativado em 0,08 segundo em caso de capotamento.

Hyundai Mobis Airbag

Na incessante busca por tornar os carros o mais seguros possível, as fabricantes estão instalando mais airbags por todo o interior do veículo. No entanto, há um lugar onde nunca vimos um airbag antes: o teto.

A Hyundai Mobis, fornecedora oficial de peças da empresa, apresenta o que ela chama de primeiro airbag para teto solar panorâmico. O objetivo é impedir que os passageiros sejam jogados para através do teto em caso de capotamento. A nova bolsa inflável funciona de forma similar aos airbags de cortina usados em muitos carros. Fica na parte de trás do teto e cobre toda a área de vidro em apenas 0,08 segundo.

É claro, a empresa diz que o desenvolvimento deste airbag encontrou várias dificuldades técnicas do que colocar bolsas infláveis em outros lugares. Precisa funcionar esteja o teto solar aberto ou fechado, por exemplo, e deve caber no espaço apertado do teto. A Hyundai Mobis diz que tem 11 patentes para essa tecnologia.

Hyundai Tucson 2017

O airbag será usado em SUVs de luxo, apesar de a fabricante dizer que "chamou a atenção de várias instituições ligadas à segurança viária e oficiais da indústria nos EUA.”

A notícia vem logo depois de um relatório sobre a quantidade de pessoas que se machucaram após o teto solar explodir espontaneamente (que motivou um recall do Hyundai Veloster há alguns anos no Brasil). A Consumer Reports diz que ao menos 859 casos foram relatados desde 1995. Porém, o airbag feito pela Hyundai Mobis não foi criado para resolver esse problema.

Leia também:

Ainda assim, o mercado para tecnologias ligadas ao teto solar panorâmico deve crescer ainda mais, já que cada vez mais empresas instalam esse tipo de teto em seus lançamentos. Na verdade, a Hyundai Mobis diz esperar que a venda deles cresçam 11% anualmente dos atuais 22% - o que significa que há um grande mercado em potencial para este airbag.

O teto solar não é o único lugar incomum onde as fabricantes estão instalando airbags. A Porsche patenteou bolsas infláveis para a coluna A dos conversíveis, a Ford considerou colocar airbags para assentos traseiros , e a Mercedes-Benz patenteou um externo para proteger pedestres.

Fonte: Hyundai Mobis

Galeria: Hyundai New Tucson 2017

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários