Enquanto a Toyota não decide o que quer fazer com o C-HR, Steve St. Angelo, CEO da marca no Brasil, deu pistas de que o Daihatsu DN Trec pode vir ao nosso mercado. O executivo disse estar "apaixonado" pelo conceito e também confessou que alguns modelos da marca (que é da Toyota desde 2016) seriam interessantes para o brasileiro.
O interesse é claro. O conceito Daihatsu DN Trac apresentado no Salão de Tóquio (Japão) é um SUV compacto, segmento em que a Toyota tem uma participação difícil (o C-HR é um produto caro e pequeno para muitos mercados). É construído sobre a plataforma DNGA, uma variação baixo-custo da TNGA que serve de base para o C-HR. E se é baixo custo, então tem muito mais chance de vir ao Brasil.
As medidas não são tão animadoras, mas temos que levar em conta que ainda é um conceito. Tem 3,98 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,60 m de altura. É equipado com o mesmo conjunto híbrido do C-HR, formado pelo motor 1.2 e outro híbrido, só que a Daihatsu diz que também poderia usar um 1.0 turbo.
A discussão que deve acontecer dentro da Toyota é como trabalhar com esse SUV. Em junho, o presidente da Daihatsu, Soichiro Okudaira, em entrevista à agência Reuters deixou no ar a possibilidade da marca voltar ao Brasil, posicionando-se abaixo da Toyota como uma fabricante mais popular. Caso decidam que não seja este o caminho a ser seguido, outra possibilidade seria a de abraçar o DN Trac como um modelo da marca Toyota. Neste segundo caso, o novo SUV já chegaria desfrutando do nível de confiança e mercado da marca japonesa construídos pelo Corolla, Hilux e cia.
De qualquer forma, este novo SUV ainda deve demorar um pouco para dar as caras, pois o conceito ainda não tem previsão para tornar-se um modelo de produção.
Colaborou Daniel Messeder, de Tóquio - Japão
Viagem à convite da Anfavea
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional