Era um fim anunciado, mas que nos enche de tristeza. Chega ao fim a produção do Volkswagen Scirocco, o compacto esportivo da marca alemã, como havia anunciado a revista Car and Driver. A última geração do cupê foi lançada em 2008 e era vendida em diversos países, inclusive Argentina - um dos carros comercializados por lá que nunca vieram ao Brasil e nos davam inveja dos hermanos.
A Volkswagen encerrou os pedidos do cupê, trabalhando somente com as vendas das unidades que ainda estão nos estoques das concessionárias (não disseram quantos são). Devem ganhar descontos bem atraentes, já que os clientes não podem mais configurar o Scirocco no site.
Baseado na plataforma PQ35, a mesma da quinta geração do Golf, o Scirocco fez muito sucesso nos seus primeiros anos de vida. Não importava ser pouco prático em comparação com o hatch médio, já que seu design esportivo conquistava as pessoas. Graças às suas linhas, pôde resistir a uma década inteira no mercado, passando por somente uma reestilização.
Terá um sucessor? A princípio, não apostamos que haja um substituto com motor a combustão. O mais provável é que o futuro do Volkswagen Scirocco seja como um cupê elétrico, que usaria como base a plataforma modular MEB, a mesma que a família de elétricos I.D.
Frank Welsch, responsável pela linha I.D. da Volkswagen, disse há alguns meses que ele e sua equipe tentavam convencer a marca a seguir em frente com um carro elétrico de pegada esportiva. No entanto, caso a marca autorize a criação do Scirocco "verde", ainda teremos que esperar pela próxima década para conhecê-lo.
Rumores falam que o Scirocco EV teria uma potência máxima de 300 cv, extraídos de dois motores elétricos, e com tração integral. Seja lá qual for o futuro do cupê, muita gente com certeza sentirá saudades do Scirocco a combustão. E quem tem um vai guardar com muito carinho...
Fonte: Volkswagen, via Car and Driver
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Scirocco será transformado em cupê esportivo elétrico
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape