A Alfa Romeo superou a Porsche nesta semana e tomou para si um importante título de velocidade no circuito alemão de Nürburgring. Não falamos aqui de um sedã ou superesportivo de alta performance, mas sim do mais novo lançamento da marca no segmento de utilitários: o Stelvio.
Em versão endiabrada Quadrifoglio, o modelo foi responsável por desbancar o igualmente preparado Cayenne Turbo S e alcançar o tempo de 7 minutos e 51,7 segundos - contra 7 min 59,74 s do rival de Stuttgart. Na prática, tornou-se o SUV de produção mais rápido do mundo a acelerar no chamado "Inferno Verde".
A performance do Stelvio também foi melhor que a do Range Rover Sport SVR, que levou o tempo de 8 min 14 s para fazer o mesmo percurso. Tamanho desempenho tem um responsável em especial: o motor 2.9 V6 biturbo "by Ferrari".
Emprestado do sedã Giulia (que também bateu recorde entre os três-volumes com tração traseira), o propulsor desenvolve 510 cv de potência e torque de 61,2 kgfm, sendo capaz de levar o SUV de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos, com máxima de 285 km/h. O sistema de tração integral Q4 trabalha junto com uma transmissão automática de oito velocidades.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: novo SUV da Alfa Romeo terá Cuore Esportivo "robótico" em 2026
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
SUVs: quais foram os primeiros das marcas premium
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Recorde do Alfa Romeo Stelvio em Nürburgring é colocado em dúvida
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Alfa Romeo Stelvio tem 50% dos clientes vindos de BMW e Porsche