Antes de apresentar ao mundo o novo G70, a Genesis concentrava todas as suas apostas em dois sedãs maiores - o G90 e o G80 - para se firmar como alternativa viável no super concorrido mercado premium. Com a chegada do novo modelo, a fabricante mergulha diretamente em uma piscina lotada de três-volumes esportivos de tamanho médio, na qual já estão rivais bem estabelecidos como BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 e Alfa Romeo Giulia.
Então, como esse concorrente recém-chegado se posiciona diante destes rivais de sangue europeu?
Apesar da subjetividade e do gosto pessoal de cada cliente, não há como negar que o G70 tem linhas bem acertadas. Mesmo trazendo semelhanças inegáveis com os irmãos maiores G90 e G80 (especialmente na dianteira), o modelo é dono de uma linguagem corporal mais atlética e definida. Em alguns pontos, como nas laterais, podemos identificar inspiração na Infiniti. Na traseira, o formato das lanternas parece ser uma combinação de um BMW Série 2 com Mercedes-Benz Classe E.
O Audi A4 e o BMW Série 3, por exemplo, guardam muitas semelhanças com as gerações anteriores. O Audi é o que possui design mais angular e as linhas mais retas do grupo. Por outro lado, o Giulia e o Classe C têm pegada mais suavizada e característica. O BMW, por sua vez, tem aparência mais conservadora, trazendo a típica grade de duplo rim como destaque na dianteira.
No interior, o G70 parece ter soluções parecidas com a dos principais rivais germânicos. A Genesis diz que a cabine será construída com materiais de alta qualidade, incluindo superfícies de alumínio, painéis de portas revestidos em couro acolchoado e couro nappa nos bancos.
Embora isso pareça promissor, será difícil vencer a qualidade geral dos rivais alemães. O Mercedes, por exemplo, se destaca pelo design e arremates bem cuidados, enquanto o Audi concentra apostas na alta tecnologia embarcada.
Genesis G70 | Alfa Romeo Giulia | Audi A4 | BMW Série 3 | Mercedes Classe C | |
Entre-eixos | 2,83 metros | 2,82 metros | 2,82 metros | 2,81 metros | 2,84 metros |
Comprimento | 4,68 metros | 4,65 metros | 4,72 metros | 4,64 metros | 4,70 metros |
Peso (ordem de marcha) | N/D | 1.649 kg | 1.564 kg | 1.528 kg | 1.549 kg |
Dimensionalmente, o G70 se encaixa perfeitamente na média dos rivais. Com 4,68 metros de comprimento, é pouca coisa maior que o Série 3 e cerca de 5 cm mais curto que o A4. Possui ainda a segunda maior distância entre-eixos da categoria, com 2,83 metros - cerca de 1,5 cm a menos que o Classe C.
Até o momento, a Genesis não liberou o peso oficial do modelo. A expectativa fica para que seja mais leve que o Série 3.
Como de costume na categoria, o G70 faz uso de um propulsor 2.0 turbo como principal opção de motorização. Números apontam 251 cv de potência em modo normal e 254 cv nas versões equipadas com pacote Sport. A marca garante aceleração de 0 a 96 km/h em 5,7 segundos. São números interessantes e que representam um meio-termo entre o Alfa Romeo Giulia (284 cv) e o Mercedes-Benz C300 (244 cv). Veja na tabela abaixo a comparação entre os motores concorrentes:
Genesis G70 | Alfa Romeo Giulia | Audi A4 Quattro | BMW 330i | Mercedes-Benz C300 | |
Motor | 2.0 turbo | 2.0 turbo | 2.0 turbo | 2.0 turbo | 2.0 turbo |
Potência | 251-254 cv | 284 cv | 255 cv | 251 cv | 244 cv |
Torque | 36 kgfm | 42,3 kgfm | 37,7 kgfm | 35,7 kgfm | 37,7 kgfm |
Câmbio | Automático de 8 marchas | Automático de 8 marchas | Dupla embreagem e 7 marchas | Automático de 8 marchas ou manual de 6 | Automático de 7 marchas |
0-96 km/h | 5,7 segundos | 5,5 segundos | 5,2 segundos | 5,4 segundos | 6,1 segundos |
A joia da coroa do G70, naturalmente, é o V6 de 3,3 litros turbo que já é usado pelo Kia Stinger. Segundo a Genesis, ele é capaz de render 370 cv de potência e 51,2 kgfm de força, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. A máxima divulgada é de 270 km/h.
Genesis G70 Sport | Audi S4 | BMW 340i | Mercedes-AMG C43 4MATIC | |
Motor | 3.3 V6 turbo | 3.0 V6 turbo | 3.0 turbo de 6 cilindros | 3.0 V6 turbo |
Potência | 370 cv | 360 cv | 325 cv | 367 cv |
Torque | 51,7 kgfm | 51 kgfm | 45,9 kgfm | 53,1 kgfm |
Câmbio | Automático de 8 marchas | Automático de 8 marchas | Automático de 8 marchas ou Manual de 6 | Automático de 9 marchas |
0-100 km/h | 4,7 segundos | 4,3 segundos | 4,1 segundos | 4,1 segundos |
O Alfa Giulia Quadrifoglio não está na lista pelo fato de ter potência muito superior aos demais. São ao todo 512 cv extraídos do motor 2.9 V6 biturbo "by Ferrari".
A Genesis destaca que equipou o G70 com tudo o que há de mais moderno em termos de tecnologia e segurança. O sistema de entretenimento possui uma tela sensível ao toque de 8 polegadas e funciona em conformidade com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, conta com um sistema de inteligência artificial - batizado de "Kakao I" - que ajuda o usuário a comandar tarefas por meio do reconhecimento de voz. Um sistema de som da Lexicon será oferecido como opcional "para fornecer uma experiência acústica de alto nível", disse a marca.
Os sistemas avançados de assistência ao condutor, como anti-colisão e mudança de faixa, serão parte de um pacote de segurança ativo. Com essas tecnologias e rigidez torcional reforçada, a Genesis espera que o G70 receba as mais altas classificações de segurança das organizações de segurança globais. A efeito de comparação, Audi A4 e BMW Série 3 foram premiados com o Top Safety Pick +, a maior honraria concedida pela ONG norte-americana Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
No quesito entretenimento, o G70 enfrentará a difícil concorrência do A4, dado o nível tecnológico do alemão. O sistema Virtual Cockpit, por exemplo, oferece recursos exclusivos por meio de uma tela personalizável de 12,3 polegadas. Ela abriga os mais variados aplicados (incluindo o Google Earth) e projeta diferentes funções logo atrás do volante.
O coreano também contará com um botão rotativo para controlar a tela central, em configuração similar a dos alemães. Estes, porém, têm botões de controle mais avançados, de maior diâmetro e com funções capazes de reconhecer caligrafia.
Dependendo da versão, já sabemos que o G70 contará com tecnologias como diferencial de deslizamento limitado e direção ajustável - sistemas já presentes no Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, por exemplo. Como a maioria dos rivais, oferecerá tração traseira como podrão e integral nas versões mais caras. Apenas o Audi A4 conta com tração dianteira nas configurações de acesso.
Programado para chegar ao mercado em meados de 2018, o modelo mostra atributos interessantes para um segmento tão concorrido. Vamos guardar mais julgamentos para a futura avaliação.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1
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