Afastada dos consumidores desde 2015, quando encerrou as operações nacionais, a SssangYong anuncia nesta quinta-feira (21) seu retorno oficial ao mercado brasileiro. Representada agora pela Venko Motors, do Grupo JLJ, a marca voltará a atuar por aqui com a oferta de 4 modelos utilitários - segmento no qual sempre apostou nas passagens que teve pelo Brasil (1995-1998 e 2001-2015). Dois deles, a picape Actyon Sports e o SUV Korando, já são conhecidos nossos. Os outros dois, porém, são inéditos por aqui: o SUV compacto Tivoli e sua versão alongada XLV. Um quinto modelo já está confirmado, o Rexton, com apresentação marcada para o Salão do Automóvel de São Paulo do ano que vem.
Segundo a marca, a comercialização será iniciada no 1º semestre do ano que vem e cada modelo terá, pelo menos, duas versões. Detalhes específicos ainda não foram revelados, mas em novembro serão divulgados preços, conteúdos e realizados os primeiros testes com a imprensa. "Podemos antecipar que os quatro modelos e versões terão preços muito competitivos, inclusive em relação a modelos fabricados aqui”, afirma Gerson Pittorri, presidente da marca no Brasil.
O executivo destaca ainda que volta da SsangYong ao país representa uma nova fase não apenas lá fora (onde a marca foi adquirida pela indiana Mahindra), mas também por aqui. "Vamos priorizar a qualidade da rede autorizada de concessionárias, por meio da qual os consumidores finais terão melhor atendimento em vendas, assistência técnica e peças originais de reposição", explica. A meta é comercializar algo em torno de 3 mil unidades em 2018 e distribuir todo o volume por 50 concessionárias diferentes, das quais 16 são remanescentes das duas fases anteriores da marca no Brasil.
Para reconquistar os clientes e conseguir a confiança dos novos, adotaram um posicionamento exemplar. "Queremos ter um posicionamento de marca premium, então teremos o comportamento de marca premium", explica Marcelo Fevereiro, chefe de operações da SsangYong Brasil. "Assumimos o pós-venda para todos os carros da SsangYong vendidos no país, mesmo aqueles de outras épocas. Já organizamos o site para que os proprietários possam localizar as oficinas que já foram preparadas para atender os clientes. Também reativaremos a garantia para os veículos que ainda tinham um período remanescente quando a operação anterior foi finalizada." Ou seja, se o proprietário ainda tinha seis meses de garantia quando a Districar fechou as concessionárias, a SsangYong Brasil dará mais seis meses, basta fazer o cadastro no site.
Outro ponto destacado diz respeito à renovação global do portfólio. Segundo Pittorri, o objetivo é ter veículos parcialmente renovados (facelift) a cada ano e renovação completa a cada quatro anos. "Tudo isso vai refletir diretamente na rede de distribuição”, conclui.
Apostarão em três crossovers e uma picape. A picape todos conhecemos, é a Actyon Sports, que foi vendida anteriormente por aqui, só que com um visual bem mais agradável do que a versão anterior. Não falam de preços e nem possíveis rivais. Porém, pelo tamanho da caçamba, o mais provável é que entre no mesmo segmento que Fiat Toro e Renault Duster Oroch.
O outro modelo presente na apresentação foi o Tivoli, seu principal carro para o primeiro momento. Virá para brigar com a faixa mais alta dos crossovers compactos, como Jeep Renegade, Nissan Kicks Honda HR-V e Hyundai Creta. Pelo que vi pessoalmente, é bem ajeitado e equipado, com central multimídia, câmera de ré, controle de estabilidade e mais. Tem até banco com ventilação e aquecimento. Seu problema está no porta-malas, pequeno e raso a ponto de lembrar o espaço total do Renegade, o menor do segmento.
Todos os preços serão revelados em novembro, quando a SsangYong também promoverá o primeiro test-drive com os quatro carros. O quinto elemento, o Rexton, aparece só em novembro do ano que vem, no Salão do Automóvel de São Paulo, chegando às lojas logo em seguida.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Após falência, KG Mobility mostra o sucessor do Ssangyong Actyon
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SsangYong Actyon, primeiro SUV-cupê do mundo, voltará em nova geração
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SsangYong Rexton 2024 ganha novidades e fica longe da ousadia coreana