Afastada dos consumidores desde 2015, quando encerrou as operações nacionais, a SssangYong anuncia nesta quinta-feira (21) seu retorno oficial ao mercado brasileiro. Representada agora pela Venko Motors, do Grupo JLJ, a marca voltará a atuar por aqui com a oferta de 4 modelos utilitários - segmento no qual sempre apostou nas passagens que teve pelo Brasil (1995-1998 e 2001-2015). Dois deles, a picape Actyon Sports e o SUV Korando, já são conhecidos nossos. Os outros dois, porém, são inéditos por aqui: o SUV compacto Tivoli e sua versão alongada XLV. Um quinto modelo já está confirmado, o Rexton, com apresentação marcada para o Salão do Automóvel de São Paulo do ano que vem.
Segundo a marca, a comercialização será iniciada no 1º semestre do ano que vem e cada modelo terá, pelo menos, duas versões. Detalhes específicos ainda não foram revelados, mas em novembro serão divulgados preços, conteúdos e realizados os primeiros testes com a imprensa. "Podemos antecipar que os quatro modelos e versões terão preços muito competitivos, inclusive em relação a modelos fabricados aqui”, afirma Gerson Pittorri, presidente da marca no Brasil.
O executivo destaca ainda que volta da SsangYong ao país representa uma nova fase não apenas lá fora (onde a marca foi adquirida pela indiana Mahindra), mas também por aqui. "Vamos priorizar a qualidade da rede autorizada de concessionárias, por meio da qual os consumidores finais terão melhor atendimento em vendas, assistência técnica e peças originais de reposição", explica. A meta é comercializar algo em torno de 3 mil unidades em 2018 e distribuir todo o volume por 50 concessionárias diferentes, das quais 16 são remanescentes das duas fases anteriores da marca no Brasil.
Para reconquistar os clientes e conseguir a confiança dos novos, adotaram um posicionamento exemplar. "Queremos ter um posicionamento de marca premium, então teremos o comportamento de marca premium", explica Marcelo Fevereiro, chefe de operações da SsangYong Brasil. "Assumimos o pós-venda para todos os carros da SsangYong vendidos no país, mesmo aqueles de outras épocas. Já organizamos o site para que os proprietários possam localizar as oficinas que já foram preparadas para atender os clientes. Também reativaremos a garantia para os veículos que ainda tinham um período remanescente quando a operação anterior foi finalizada." Ou seja, se o proprietário ainda tinha seis meses de garantia quando a Districar fechou as concessionárias, a SsangYong Brasil dará mais seis meses, basta fazer o cadastro no site.
Outro ponto destacado diz respeito à renovação global do portfólio. Segundo Pittorri, o objetivo é ter veículos parcialmente renovados (facelift) a cada ano e renovação completa a cada quatro anos. "Tudo isso vai refletir diretamente na rede de distribuição”, conclui.
Apostarão em três crossovers e uma picape. A picape todos conhecemos, é a Actyon Sports, que foi vendida anteriormente por aqui, só que com um visual bem mais agradável do que a versão anterior. Não falam de preços e nem possíveis rivais. Porém, pelo tamanho da caçamba, o mais provável é que entre no mesmo segmento que Fiat Toro e Renault Duster Oroch.
O outro modelo presente na apresentação foi o Tivoli, seu principal carro para o primeiro momento. Virá para brigar com a faixa mais alta dos crossovers compactos, como Jeep Renegade, Nissan Kicks Honda HR-V e Hyundai Creta. Pelo que vi pessoalmente, é bem ajeitado e equipado, com central multimídia, câmera de ré, controle de estabilidade e mais. Tem até banco com ventilação e aquecimento. Seu problema está no porta-malas, pequeno e raso a ponto de lembrar o espaço total do Renegade, o menor do segmento.
Todos os preços serão revelados em novembro, quando a SsangYong também promoverá o primeiro test-drive com os quatro carros. O quinto elemento, o Rexton, aparece só em novembro do ano que vem, no Salão do Automóvel de São Paulo, chegando às lojas logo em seguida.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Após falência, KG Mobility mostra o sucessor do Ssangyong Actyon
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
SsangYong Actyon, primeiro SUV-cupê do mundo, voltará em nova geração
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
SsangYong Rexton 2024 ganha novidades e fica longe da ousadia coreana