Nós acabamos de ver de perto a versão esportivada do Volkswagen T-Roc no Salão de Frankfurt, conhecido como R-Line, porém este aqui é outro. O R-Line é só um pacote que inclui mudanças visuais, mas deixa a motorização como está. Agora, de acordo com nossas fontes, este T-Roc azul das fotos é um verdadeiro modelo R, completo como o mesmo do Golf R e Audi RS3. Gera nada menos do que 314 cv na versão europeia, o que será um belo salto em relação aos atuais 190 cv do T-Roc topo de linha.
Para se ter uma ideia do que esta combinação é capaz, este motor associado ao câmbio DSG de seis marchas faz o Golf R acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
Este flagra acaba por confirmar a informação sobre estratégia da Volkswagen em não adotar a gama GTI para sua linha de SUVs, deixando somente a opção R, ou seja, a configuração mais potente. As imagens transformam em realidade o desejo do presidente da VW, Herbert Diess, que em maio admitiu que ele tinha interesse de ter um T-Roc R de tração integral e muito potente.
Sobre o visual, há alguns rumores circulando de que a aparência esportiva já pode ter sido antecipada no R-Line. Partindo deste princípio oferecer mais potência não parece ser algo tão fora da realidade.
Neste flagra notamos algumas mudanças na aparência, comparado com os outros T-Rocs que vimos. A mais óbvia é o escapamento, com quatro ponteiras ovais, mas também notamos pequenas diferenças nas luzes de condução diurna, com formato de uma barra horizontal, enquanto o crossover normal ilumina o contorno da área onde estão posicionadas.
A Volkswagen espera muito do T-Roc ao entrar no segmento crescente dos crossovers compactos. Já chamou a atenção pelo design atraente bem funcional, mas em um mercado que está ficando saturado com a participação de praticamente todas as fabricantes do mundo, ter uma variante com mais desempenho pode ajudar a VW a diferenciar o T-Roc dos rivais.
Para o Brasil, o T-Roc é uma possibilidade muito remota. O modelo foi praticamente descartado pela marca por ser apenas 10 cm maior do que o T-Cross, que será produzido por aqui. No entanto, a existência de uma gama realmente esportiva pode ser uma realidade também para mercado brasileiro com os outros modelos. Vamos aguardar.
Fotos: CarPix para Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Apesar das boas vendas, VW T-Roc Cabriolet não terá nova geração
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Vendas Reino Unido em janeiro: SUV chinês emplaca como o mais vendido
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo