As vendas diretas representaram 40,98% dos 209.871 automóveis e comerciais leves vendidos no mês de agosto. Superada pela Chevrolet (18,70%) no mês anterior, a Fiat (19,98%) reassumiu a liderança entre as marcas. VW (15,88%), Renault (10,02%) e Ford (9,27%) repetiram as mesmas colocações de julho.
AUTOMÓVEIS
Com grande vantagem sobre os adversários, o Chevrolet Onix (6.728) repetiu a liderança dos meses anteriores. Terceiro em julho, o VW Gol (3.595) subiu para o segundo lugar, com o Renault Sandero (3.469) na cola e ambos com mais de 50% das vendas na modalidade.
A novidade do mês ficou por conta do Fiat Mobi (3.196) em quarto – havia sido 10º na última lista -, seguido muito de perto pelo Toyota Corolla (3.145), que registrou quase metade de seus faturamentos diretamente pela marca japonesa. O Ford Ka, com 3.095 emplacamentos, subiu da sétima para a sexta posição.
Nono, o Jeep Renegade (2.722) teve quase 60% de suas vendas de agosto fora do varejo e foi o único SUV/crossover no top 10. Vice-líder no geral, o Hyundai HB20 (2.457) foi apenas o 12º- dentre os vinte mais vendidos, nenhum outro modelo foi tão pouco dependente da modalidade quanto ele.
Uma colocação à frente do HB20, o Renault Logan, por sua vez, mostrou sua enorme dependência: das 3.269 unidades comercializadas no mês passado, nada menos do que 80% (2.615) foram através de vendas diretas. Na outra ponta, o Fiat Argo (335), 35º, teve a menor participação dentre os cinquenta mais vendidos (8,2%).
Próximo do Argo neste quesito, o novato Kwid (280) emplacou menos de 10% do total de agosto através de faturamento direto da Renault, o que pode indicar ótimo potencial de crescimento de vendas para o modelo nos próximos meses ao se considerar a força da marca francesa nesta modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO 17 |
1º | CHEVROLET ONIX | 6.728 | 36,34% | 18.513 |
2º | VW GOL | 3.595 | 52,68% | 6.824 |
3º | RENAULT SANDERO | 3.469 | 57,21% | 6.064 |
4º | FIAT MOBI | 3.196 | 59,59% | 5.363 |
5º | TOYOTA COROLLA | 3.145 | 47,09% | 6.679 |
6º | FORD KA | 3.095 | 40,56% | 7.631 |
7º | VW VOYAGE | 2.953 | 72,68% | 4.063 |
8º | CHEVROLET PRISMA | 2.752 | 37,13% | 7.412 |
9º | JEEP RENEGADE | 2.722 | 59,48% | 4.576 |
10º | FIAT UNO | 2.691 | 76,04% | 3.539 |
11º | RENAULT LOGAN | 2.615 | 79,99% | 3.269 |
12º | HYUNDAI HB20 | 2.457 | 23,68% | 10.377 |
13º | VW FOX/CROSS FOX | 2.281 | 44,02% | 5.182 |
14º | FORD KA+ | 1.751 | 61,40% | 2.852 |
15º | HYUNDAI CRETA | 1.578 | 36,04% | 4.379 |
16º | CHEVROLET COBALT | 1.454 | 72,52% | 2.005 |
17º | CHEVROLET SPIN | 1.408 | 67,40% | 2.089 |
18º | JEEP COMPASS | 1.164 | 27,75% | 4.195 |
19º | FIAT SIENA | 1.152 | 48,22% | 2.389 |
20º | NISSAN KICKS | 1.023 | 29,49% | 3.469 |
21º | NISSAN VERSA | 947 | 50,86% | 1.862 |
22º | RENAULT DUSTER | 909 | 61,54% | 1.477 |
23º | FORD ECOSPORT | 858 | 31,47% | 2.726 |
24º | HYUNDAI HB20S | 812 | 26,89% | 3.020 |
25º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 754 | 23,66% | 3.187 |
26º | VW UP | 627 | 20,08% | 3.123 |
27º | PEUGEOT 2008 | 624 | 55,76% | 1.119 |
28º | HONDA HR-V | 560 | 12,67% | 4.419 |
29º | TOYOTA ETIOS HATCH | 513 | 12,72% | 4.034 |
30º | NISSAN MARCH | 481 | 60,81% | 791 |
31º | HONDA FIT | 434 | 23,85% | 1.820 |
32º | PEUGEOT 208 | 424 | 37,86% | 1.120 |
33º | FORD FOCUS FASTBACK | 400 | 59,70% | 670 |
34º | FIAT DOBLÒ | 339 | 91,37% | 371 |
35º | FIAT ARGO | 335 | 8,22% | 4.075 |
36º | RENAULT CAPTUR | 326 | 27,79% | 1.173 |
37º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 325 | 16,68% | 1.948 |
38º | HONDA CITY | 318 | 17,80% | 1.787 |
39º | CITROËN AIRCROSS | 301 | 41,12% | 732 |
40º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 301 | 71,33% | 422 |
41º | HONDA CIVIC | 299 | 15,00% | 1.993 |
42º | TOYOTA PRIUS | 286 | 52,57% | 544 |
43º | RENAULT KWID | 280 | 9,69% | 2.890 |
44º | FIAT WEEKEND | 262 | 88,81% | 295 |
45º | FORD FIESTA | 247 | 12,11% | 2.040 |
46º | CITROËN C3 | 246 | 30,04% | 819 |
47º | FORD FOCUS | 194 | 39,19% | 495 |
48º | TOYOTA HILUX SW4 | 190 | 18,79% | 1.011 |
49º | CITROËN C4 LOUNGE | 174 | 69,60% | 250 |
50º | NISSAN SENTRA | 171 | 51,98% | 329 |
COMERCIAIS LEVES
Numa disputa exclusiva da Fiat, a Strada (4.628) retomou a liderança perdida para a Toro (3.618) desde junho. Terceira, a VW Saveiro (3.356) ficou bem próxima da vice-líder. Já a Chevrolet S10 (1.908) repetiu a quarta posição dos meses anteriores, vendendo quase quatro vezes mais do que a rival Toyota Hilux (538), nona colocada.
A Chevrolet Montana, sexta com 1.064 emplacamentos, manteve o posto de mais dependente dentro do top 20: nada menos do que 97,2% das vendas da picape foram registradas através de faturamento direto da fábrica.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | AGO 17 |
1º | FIAT STRADA | 4.628 | 90,60% | 5.108 |
2º | FIAT TORO | 3.618 | 75,49% | 4.793 |
3º | VW SAVEIRO | 3.356 | 82,15% | 4.085 |
4º | CHEVROLET S10 | 1.908 | 66,09% | 2.887 |
5º | FORD RANGER | 1.230 | 73,08% | 1.683 |
6º | CHEVROLET MONTANA | 1.064 | 97,17% | 1.095 |
7º | FIAT FIORINO | 677 | 72,25% | 937 |
8º | VW AMAROK | 663 | 56,09% | 1.182 |
9º | TOYOTA HILUX | 538 | 18,41% | 2.923 |
10º | RENAULT DUSTER OROCH | 514 | 59,98% | 857 |
11º | RENAULT MASTER | 436 | 77,86% | 560 |
12º | MITSUBISHI L200 | 297 | 30,43% | 976 |
13º | NISSAN FRONTIER | 172 | 34,89% | 493 |
14º | FIAT DUCATO | 108 | 76,60% | 141 |
15º | PEUGEOT PARTNER | 75 | 74,26% | 101 |
16º | RENAULT KANGOO | 49 | 87,50% | 56 |
17º | HYUNDAI HR | 38 | 9,97% | 381 |
18º | RAM 2500 | 24 | 72,73% | 33 |
19º | FIAT DOBLÒ | 16 | 69,57% | 23 |
20º | CITROËN JUMPER | 15 | 83,33% | 18 |
21º | IVECO DAILY 3514 | 15 | 7,73% | 194 |
22º | MERCEDES-BENZ VITO | 12 | 24,00% | 50 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 11 | 26,83% | 41 |
24º | FORD FUSION | 10 | 100,00% | 10 |
25º | IVECO DAILY | 10 | 83,33% | 12 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 7 | 10,45% | 67 |
27º | RENAULT | 5 | 62,50% | 8 |
28º | TOYOTA BANDEIRANTE | 3 | 50,00% | 6 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 2 | 66,67% | 3 |
30º | PEUGEOT BOXER | 1 | 100,00% |
|
Fonte: Fenabrave