A Dacia, divisão romena da Renault, está de certa forma começando a campanha de divulgação da segunda geração de seu SUV compacto, o Duster. Julgando por uma das hashtags utilizadas no vídeo publicado no Facebook (que você confere acima), a marca caracteriza o novo modelo como sendo completamente novo, apesar de vários flagras mostrarem que, provavelmente, será mais uma atualização da versão atual do que um carro completamente novo.

Não apenas terá um estilo mais parecido com o atual, como também as dimensões do Duster não devem passar por mudanças significativas. Claro, não vamos excluir a possibilidade da camuflagem estar nos enganando, então existe a chance do modelo final ser diferente aqui e ali.

Leia também:

Como todo outro modelo da linha Dacia, o preço mais em conta é o que fez o Duster um sucesso em muitos países ao redor do mundo, incluindo aqueles onde é vendido como um Renault – mesmo no Brasil, onde foi o segundo crossover mais vendido por muito tempo. Seria uma erro mexer em um time que está ganhando ao deixar o SUV mais refinado e, consequentemente, elevando seu preço.

2018 Dacia Duster spy photo
2018 Dacia Duster spy photo

Isto não significa que não irá receber mais equipamentos nas versões topo de linha, como sensor crepuscular e de chuva, como visto nos flagras. Alguns pacotes de opcionais podem ser oferecidos para aumentar a base de clientes do Duster de forma a pegar clientes que iriam para outros modelos, como o Suzuki Vitara na Europa ou Honda HR-V no Brasil.

Apesar de tudo, o Duster deve seguir como um dos SUVs 4x4 mais baratos do mundo e deve utilizar uma evolução da plataforma B0 que é a fundação da versão original. Sua força deve vir de uma linha conhecida de motores a gasolina e diesel, desenvolvidos pela Renault, muitos deles já utilizados no crossover, como o 1.2 turbo de 129 cv e o 1.6 diesel de 131 cv, combinados ao câmbio manual de 5 marchas ou a caixa automatizada de dupla embreagem. No Brasil, a expectativa é que siga com os atuais 1.6 de 120 cv e 2.0 de 148 cv.

Os rumores sobre a variante de sete lugares, chamada Grand Duster, acabaram provando serem falsos, como confirmado pelo diretor comercial da Dacia, François Mariotte, ao site inglês AutoExpress, afirmando que o Duster não terá um entre-eixos alongado para criar mais dois assentos.

2018 Dacia Duster spy photo
2018 Dacia Duster spy photo

Sobre o teaser, ele não mostra nada da nova geração. Ao invés, mostra o que parece ser a versão topo de linha do Duster atual seguindo para o espaço por algum motivo. Por sorte, nos disseram que uma prévia mais substancial será revelada na manhã da quarta-feira (30), enquanto a apresentação completa será feita no dia 12 de setembro, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), como indica outra hashtag usada no post do vídeo no Facebook.

Num segundo momento, a nova geração do Duster deve gerar mais um modelo que já conhecemos - a picape Duster Oroch, que receberá sua segunda geração.

Fonte: Dacia

Galeria: Flagra Novo Duster 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com