Novo VW Polo chega à Europa com motor 1.0 de 62 cv

Hatch começa a ser vendido com motores menos potentes do que futuro modelo nacional

2018 Volkswagen Polo First Look 2018 Volkswagen Polo First Look

Previsto para ser apresentado por completo no Brasil em setembro, o novo VW Polo finalmente começa a ser vendido na Europa. O hatch parte de 12.975 euros (R$ 48.900 em conversão direta), cobrados pela versão Trendline com motor 1.0 MPI de 65 cv e câmbio manual de 5 marchas, chegando a 19.575 euros (R$ 73.926) na configuração Highline 1.0 TSI de 95 cv. No Brasil, a Volkswagen promete que irá partir por menos de R$ 50 mil e terá motor 1.0 MPI de 84 cv na versão de entrada.

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Com metas de consumo e emissão de poluentes mais rigorosas, o Polo europeu acaba adotando uma mecânica bem mais simples do que o futuro modelo nacional. Utiliza o mesmo 1.0 MPI de três cilindros, porém bem mais fraco. Gera somente 65 cv, 19 cv a menos do que o que teremos no Polo nacional – fontes revelaram ao Motor1.com que o nosso Polo terá 84 cv, 2 cv a mais do que no up!, Gol e outros modelos vendidos por aqui com essa motorização.

Segundo os dados divulgados pela Volkswagen, essa versão do Polo faz até 20,8 km/l e recebe nota B em eficiência – na Europa, essa nota é dada de acordo a emissão de CO2, enquanto o sistema brasileiro usa MJ/km para mostrar eficiência energética. Esse motor ainda tem uma variante de 75 cv. Em ambos os casos, é combinado somente ao câmbio manual de 5 marchas.

Ao contrário do Polo nacional, que terá o 1.6 MSI de 120 cv como opção intermediária, o modelo europeu passa direto para o 1.0 TSI, por enquanto oferecido somente na versão de 95 cv e que pode ser acoplado tanto à transmissão manual de 5 marchas quanto ao automatizado DSG de dupla embreagem e 7 posições.

 

 

Mais seis opções de motores serão lançadas no final do ano. O 1.0 TSI terá a versão de 115 cv e, logo acima, virá o novo 1.5 TSI, de 150 cv e com mais tecnologias como desativação de cilindro. Quem quiser mais esportividade poderá partir para o Polo GTI, com o 2.0 TSI de 200 cv – e que, infelizmente, está fora dos planos para o Brasil. As alternativas com outros combustíveis são as configurações com 1.6 turbodiesel, de 80 cv e 95 cv, ou o novo 1.0 TGI de 90 cv, abastecido com gás natural.

O modelo vem de série com controle eletrônico de estabilidade, quatro airbags, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, detector de pedestres, sistema start-stop, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura e coluna de direção com ajuste de altura e distância. Na versão de entrada, ar-condicionado e rádio são opcionais.

Diferente no Brasil

O Polo produzido em São Bernardo do Campo (SP) será diferente. Terá leves alterações no design, explicadas com exclusividade ao Motor1.com. O motor 1.0 MPI será mais potente no Brasil, com 84 cv e teremos o 1.6 MSI de 120 cv. Até mesmo o 1.0 TSI será diferente, gerando 128 cv, 3 cv a mais do que o Golf com a mesma mecânica. E, pela primeira vez, o 1.0 turbinado terá uma opção de câmbio sem embreagem, na forma do automático Tiptronic com 6 marchas. O lado ruim para os puristas é que não haverá versão manual com este motor.

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