A Audi acaba de anunciar a incorporação, para todo o portfólio, de um novo padrão global de nomenclatura. Um tanto mais complicado que o usado atualmente, o novo sistema se caracteriza principalmente pela adoção de um número na traseira de cada veículo, que pode variar de 30 a 70 de acordo com a potência do motor. A marca argumenta que esta nova combinação vai facilitar a identificação da gama (especialmente os novos powertrains elétricos e híbridos) e hierarquizar cada modelo dentro da linha.
O número "30", por exemplo, aparecerá em todos os modelos que tiverem potência entre 110 e 130 cv (81 a 96 quilowatts). Na sequência, o número "45" fará referência às potências de 230 a 250 cv (169 e 195 kW), enquanto o número "50" representará carros com potência entre 285 a 312 cv (210 a 230 kW). No topo, o "55" virá gravado na traseira de veículos com potência de 333 cv e 373 cv (245 a 275 kW), ao passo que o "70" identificará motores acima de 544 cv (400 kW). Em cada caso, os números aparecem junto com a tecnologia do motor - TFSI, TDI, g-tron ou e-tron.
"À medida que as tecnologias de propulsão alternativa se tornam cada vez mais relevantes, o deslocamento do motor como um atributo de desempenho está se tornando menos importante para nossos clientes", explicou Dietmar Voggenreiter, membro do Conselho de Administração da Audi. "A clareza e a lógica de estruturar as designações de acordo com a potência produzida permite distinguir entre os vários níveis de desempenho", completou.
As mudanças passam a valer a partir dos próximos meses, começando pelo sedã de luxo A8. Na sequência, outros modelos devem adotar o padrão.
30 = 110-130 cv (81-91 kW)
35 = 150-163 cv (110-120 kW)
40 = 170-204 cv (125-150 kW)
45 = 230-250 cv (169-185 kW)
50 = 285-312 cv (210-230 kW)
55 = 333-373 cv (245-275 kW)
60 = 435-460 cv (320-340 kW)
70 = 544+ cv (400+ kW)
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi revela novo Q6 Sportback com até 635 km de autonomia
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Flagra mostra a nova Audi RS5 Avant sendo testada em Nürburgring
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Cor mais copiada, Nardo Grey vira série especial para os Audi S6 e S7
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Audi apresenta o novo Q5 2025 ainda com opção diesel e vai a 367 cv