O BMW Z4 Concept, apresentado publicamente nesta quinta-feira (17) em Pebble Beach, na Califórnia (EUA), é muito mais do que um exercício de design. "Ele antecipa muito do carro de produção que chega no ano que vem", diz o chefe de design global da BMW, Adrian van Hooydonk. 

O carro, claro, será o novo Z4 roadster, esportivo desenvolvido em parceria com a Toyota (onde dará origem ao novo Supra). Ele tem desenho longo, baixo e largo, com grandes tomadas de ar e rodas grandes que mostram o foco na performance. Na verdade, diz, Hooydonk, "o novo modelo é muito mais dinâmico do que qualquer Z4 já feito". 

Na dianteira, um novo conjunto óptico e uma grade mais larga redefinem o nariz dos roadsters da BMW. "Temos uma completamente nova expressão facial", explica van Hooydonk. Passando para a lateral, note o vinco bem pronunciado que avança para a traseira do carro. "Fizemos uma brincadeira interessante, acreditamos, entre linhas vincadas e superfícies suaves", complementa o designer. 

BMW Z4 Concept: Pebble Beach Concours
BMW Z4 Concept: Pebble Beach Concours

Na parte interna, o lado do motorista tem acabamento em preto enquanto o lado esquerdo tem tom bronze. Van Hooydonk diz que é uma maneira de enfatizar que este carro é destinado a condução de desempenho. "O cockpit é realmente o centro ao redor do motorista, tanto em ergonomia quanto em cores", diz ele. Há uma manopla de transmissão automática no console - uma decepção para quem espera trocar as marchas do Z4 - e um volante esportivo com botão vermelho do modo "race" acoplado a ele.

Este conceito do Z4 - juntamente com o conceito da nova Série 8 - é o nosso primeiro olhar sobre a próxima geração de estilo da BMW. Van Hooydonk diz que um dos grandes objetivos com a nova linguagem de design era torná-lo "mais limpo". Enquanto o design dos carros vinha adicionando mais linhas e vincos ao longo dos anos, a nova linguagem BMW terá menos deles. A BMW percebeu que ainda pode criar carros impressionantes, mas sem usar tantas linhas. "O idioma da forma ficará mais limpo, mais preciso", diz o designer.

Ele também observa que, anteriormente, a BMW esperaria muito tempo para introduzir uma nova filosofia de estilo, muitas vezes até uma década. Agora, diz Hooydonk, os designers tentam impor uma nova linguagem de design o mais rápido possível em veículos novos.

Galeria: BMW Z4 Concept ao vivo em Pebble Beach

 

Van Hooydonk – que está desde o começo de sua carreira, em 1992, na BMW – diz ainda que há uma distinção muito clara entre conceitos como esse, que são uma visão realista de um carro prestes a chegar, e os conceitos "Vision" da BMW, que servem para mostrar o que a marca está imaginando para o futuro dos carros, como pudemos observar no ano passado com o Vision Next 100 concept, por exemplo.

Como resultado, o que você vê nestas fotos é muito próximo do Z4 que estará nas lojas em 2018. A BMW informa que vai lançar novos modelos nos Salões de Frankfurt, Los Angeles e Detroit, então esperamos que os novos Z4 e Série 8 sejam alguns deles. "Esses carros terão versões de produção no próximo ano", confirma o CEO da BMW Norte América Bernhard Kuhnt.

Fotos: Jake Holmes / Motor1.com

Galeria: BMW Z4 Concept ao vivo em Pebble Beach

Envie seu flagra! flagra@motor1.com