FCA pode ser comprada por grupo chinês, afirma agência

Oferta inicial teria sido rejeitada, mas há grande interesse dos asiáticos no negócio

Jeep Compass 2018 Jeep Compass 2018

Formado em 2014 pela união da Fiat com a Chrysler (e suas marcas Jeep, Ram e Dodge, além da Mopar), o grupo FCA como conhecemos pode estar com os dias contados. Conforme relata reportagem da agência de notícias Automotive News Europe, o conglomerado acumula grandes chances de ser vendido nos próximos meses e os principais interessados na aquisição são exatamente montadoras chinesas. O CEO Sergio Marchionne já teria até recebido uma oferta formal de compra, mas rejeitou a proposta por julgá-la "pouco suficiente".

Leia também:

O nome da fabricante que demostrou tal interesse ainda é desconhecida, mas a publicação relata que a lista de potenciais candidatas é longa. Inclui desde marcas como Dongfeng Motor, Great Wall e Zhejiang Geely Holding Group, até a Guangzhou Automobile Group - parceira da própria FCA na China. A ação é reflexo de uma política de expansão de capital estimulada pelo governo chinês no que diz respeito à aquisição de empresas estrangeiras. A Volvo nas mãos da Geely é um exemplo claro disso.

 

 

Oficialmente, nem a FCA nem as montadoras citadas falam sobre o negócio. O fato é que, se concluída uma eventual compra, o grupo ítalo-americano deixaria de existir como conhecemos hoje. Conforme explica a agência, as marcas Jeep, Ram, Chrysler, Dodge e Fiat fariam parte do negócio, mas Maserati e Alfa Romeo seriam desmembradas. Ambas teriam o mesmo destino da Ferrari e iriam parar nas mãos da holding Exor, controlada pela família Agnelli.

Fonte: Automotive News Europe
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com