A moto mais vendida do Brasil, a Honda CG 160 chega às concessionárias de todo o Brasil na linha 2018, com freios CBS de série. Além disso, recebe novo painel de instrumentos e suspensão dianteira. Produzida em Manaus (AM), é vendida em três versões: CG 160 Start (R$ 7.990), CG 160 Fan (R$ 8.990) e CG 160 Titan (R$ 10.190).
O destaque da linha 2018 da CG 160 é a adição dos freios CBS (Combined Braking System). O sistema distribui a frenagem, passando 34% da força para o freio dianteiro e 66% para o traseiro, impedindo o travamento das rodas e reduzindo em até 20% a distância necessária para fazer a moto parar completamente. E também resolve o mau hábito dos motociclistas de usar apenas o freio traseiro. Funciona tanto com os freios a disco das CG 160 Titan e Fan quanto os freios a tambor da CG 160 Start.
A moto passa a contar com nova suspensão dianteira do tipo SFF (Separated Function Fork). Com ele, o sistema separa as funções das bengalas. Uma é dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento progressivo da compressão e extensão, enquanto a outra abriga a mola. Na prática, isso aumenta o conforto por absorver melhor as irregularidades do piso e, como tem menos componentes internos, reduz o desgaste do conjunto.
No visual, a CG 160 Start adota conta-giros, enquanto as demais versões Fan e Titan têm o painel de instrumentos com design BlackOut. A Start também recebe acabamento preto nos aros das rodas.
A CG segue com o motor de 162,7 cm³, capaz de gerar 15,1 cv a 8.000 rpm e 1,54 kgfm de torque a 6.000 rpm, equipado com comando de válvula no cabeçote, injeção eletrônica e arrefecimento a ar.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz